O poder público vai precisar fazer muito para devolver a Aracaju o título de cidade da qualidade de vida, marca que ela já ostentou no passado. Avaliada juntamente com outras 770 cidades brasileiras, a capital de Sergipe aparece na vergonhosa 434ª posição, só tendo alcançado resultado satisfatório em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Aracaju obteve apenas 53,16, de uma pontuação máxima de 100, que indica a realização ótima dos ODS.
Para chegar à terrível classificação da capital sergipana, o estudo tomou por base o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), lançado nesta terça-feira (23), pelo Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network, organização vinculada à ONU. As cidades estão classificadas pela pontuação final, que mede o progresso total de cada uma das avaliadas para a realização de todos os 17 ODS.
A iniciativa se liga à Agenda 2030, uma agenda mundial apresentada em 2015 pela ONU aos países-membros. Ela estabeleceu metas, prazos e compromissos voltados ao desenvolvimento sustentável e ao enfrentamento dos principais problemas globais. Esse pacto supranacional foi detalhado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e assinado por mais de 190 países, incluindo o Brasil. Os ODS lidam com temas como erradicação da pobreza, saúde, educação, mudanças climáticas e promoção da igualdade de gênero.
O recorte de 770 municípios foi feito com base em alguns critérios: capitais brasileiras, cidades com mais de 200 mil eleitores, cidades em regiões metropolitanas, cidades signatárias do Programa Cidades Sustentáveis na gestão 2017-2020 e cidades com a Lei do Plano de Metas, além de contemplarem todos os biomas brasileiros
Veja, abaixo a classificação de Aracaju em cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
Erradicação da pobreza = Há desafios
Fome zero e agricultura sustentável = Há grandes desafios
Saúde e bem estar = Há grandes desafios
Educação de qualidade = Há grandes desafios
Igualdade de gênero = Há grandes desafios
Água limpa e saneamento = Há desafios significativos
Energia limpa e acessíveis = ODS atingido
Trabalho descente e crescimento econômico = Há desafios significativos
Indústria, inovação e infraestrutura = ODS atingido
Redução das desigualdades = Há grandes desafios
Cidades e comunidades sustentáveis = Há desafios significativos
Consumo e produção responsável = Há desafios significativos
Ação contra a mudança global do clima = Há desafios
Vida na água = Há grandes desafios
proteger a vida terrestre = Há grandes desafios
Paz, justiça e instituições eficazes = Há grandes desafios
Parceria e meios de implementação = Há desafios significativos
Clique aqui e veja a classificação de Aracaju por cada ODS
Fonte: Portal UOL (Foto: Portal infonet)