Cinco missas, procissão e uma peregrinação marcam os comemorações à Nossa Senhora Aparecida em Aracaju. Organizado pelo Santuário que leva o nome da santa, no conjunto residencial Bugio, zona norte da capital sergipana, o evento festivo será aberto com a Missa dos Devotos.
Durante todo o dia vão ser celebradas missas solenes, dos peregrinos, e de encerramento. Está última ocorrerá às 17 horas, a cargo do arcebispo metropolitano, dom Josafá Menezes. Posteriormente acontece a procissão pelas ruas do conjunto Bugio. A programação festival também inclui uma peregrinação, partindo da matriz de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Siqueira Campos, com chegada prevista para 11 horas no Santuário do Bugio.
A Padroeira
Nossa Senhora Aparecida é uma das invocações de Maria, mãe de Jesus. É a padroeira do Brasil. O título faz relação com o dogma da Imaculada Conceição. Com efeito, no dia 8 de dezembro a Igreja Católica celebra a solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Venerada na Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada de pele negra por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, atualmente alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.