Cerca de 1,7 mil dos 2.330 idosos com mais de 90 anos residentes em Aracaju, 70% dessa população, já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Os que ainda não foram vacinados devem procurar as unidades básicas de saúde (UBSs) da Prefeitura portando o cartão do Sistema Único de Saúde. Caso não possua o cadastro, é só levar o documento de identificação com foto e comprovante de residência para receber o imunizante. O cadastro é feito na hora. Para os idosos acamados, é necessário que um familiar ou cuidador faça o cadastro na UBS mais próxima e solicite a vacinação em domicílio.
Boa parte dos idosos de Aracaju foi vacinada no drive thru montado pela Prefeitura no Parque da Sementeira. “Conseguimos manter os fluxos organizados, sem aglomeração ou demora na espera para tomar a vacina. Os idosos que compareceram à UBS foram imunizados com toda atenção e cuidado que eles merecem”, revela Waneska Barboza, secretária municipal da Saúde. Simultaneamente à imunização dos idosos, está ocorrendo a vacinação dos profissionais da saúde, inclusive com a aplicação da segunda dose da vacina.
Waneska Barboza informa que Aracaju recebeu doses apenas para idosos acima de 90 anos e para a continuidade da vacinação dos trabalhadores da saúde. “Os demais calendários serão divulgados pela Secretaria a partir do momento que houver nova remessa feita pelo Ministério da Saúde. Informaremos à população sobre as novas fases, com o máximo de celeridade”, promete.