O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), participou, nesta quinta-feira (29), de reunião virtual do consórcio Conectar com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. O objetivo foi continuar com as tratativas para aquisição de vacinas contra covid-19. O encontro, do qual participaram outros sete gestores municipais, foi uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), presidida por Edvaldo, e do consórcio dos municípios para compra de vacinas. Na pauta, o pleito por celeridade na importação de imunizantes dos laboratórios Sinovac e Sinopharm.
“A reunião com a Embaixada da China foi um importante momento para fortalecermos o diálogo em busca de apoio para as negociações de compra de vacinas. O embaixador se mostrou muito solícito aos nossos pleitos e acredito que será possível criar uma relação profícua e com resultados para a nossa população. A busca por vacinas é grande e ainda não há doses suficientes para todo o mundo, mas o nosso consórcio está batendo em todas as portas para que consigamos comprar mais imunizantes”, ressaltou Edvaldo Nogueira.
Para o embaixador Yang Wanming, países desenvolvidos têm responsabilidade de fornecer imunizantes a países em desenvolvimento e não reforçar a prática “egoísta do nacionalismo de vacinas”, com a proibição ou suspensão na importação de imunizantes. “A China vai continuar empenhada em avançar na parceria de vacinas com o Brasil”, comprometeu-se e também se colocou à disposição para contribuir na interlocução com o laboratório CanSino, cuja vacina já foi aprovada em países como México, Hungria, Paquistão e Chile.