Campeonato Sergipano de Remo será aberto dia 14
5 de março de 2020
Capes já vai distribuir bolsas pelo novo critério
5 de março de 2020
Exibir tudo

Aracaju registra o segundo caso suspeito de Coronavírus

O bebezinho prematuro estava internado em Aracaju

A Secretaria da Saúde de Aracaju teve conhecimento de um segundo caso suspeito de Coronavírus na capital. Trata-se de uma jovem do sexo feminino, 28 anos, que retornou de viagem pela Europa na última segunda-feira (2). Durante a viagem, ela passou por Amsterdã, Londres, Paris, fazendo uma longa conexão em Roma. Ao chegar de viagem, procurou atendimento médico em hospital particular por apresentar alguns sintomas de diarreia, tosse e coriza, sem febre. Após avaliação da Vigilância Epidemiológica da SMS, foi detectado que o quadro clínico não se configurava como caso suspeito.

Com a estabilidade do quadro, e mesmo sem a suspeita de Coronavírus, por cautela, a paciente foi encaminhada para isolamento domiciliar e desde então vem sendo monitorada pela Secretaria Municipal da Saúde.

Já nesta quarta-feira, 4, durante o monitoramento do caso através de contato telefônico, a paciente informou que apresentou febre, com persistência dos demais sintomas de tosse, dor no corpo, cefaléia, diarreia e, às vezes, dificuldade para respirar. Diante da mudança do quadro clínico, a SMS notificou o caso ao Estado e deu novas orientações à paciente.

Ela foi orientada a retornar à unidade hospitalar para reavaliação médica. Lá a coleta da amostra já foi realizada e está em análise junto ao Laboratório Central (Lacen), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) estadual também já foi notificado, assim como o Ministério da Saúde.

Primeiro Caso

A SMS vem seguindo o Plano de Contingência para o Coronavírus na capital sergipana, mesmo antes da confirmação do primeiro caso suspeito da doença no Brasil. No último dia 27, o município foi notificado do primeiro caso suspeito e procedeu com todos os protocolos e medidas que regem o Plano de Contingência.

Sobre esse primeiro caso suspeito, que trata de uma paciente de 37 anos, proveniente da Itália, ela segue em isolamento domiciliar e seus familiares em monitoramento pela SMS. O resultado da coleta da amostra ainda não foi liberado pelo Ministério da Saúde.

Aqui em Aracaju, a notificação sobre a chegada de pessoas que estiveram em locais de transmissão do vírus e que apresentam sintomas pode ser feita através da Vigilância Epidemiológica da SMS, que irá monitorar e orientar essas pessoas sobre como proceder. É possível entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde através dos telefones 3711-5062/5048 ou ainda através do 9 8107-5020.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *