Aracaju vem registrando uma considerável queda de óbitos e casos confirmados da covid-19. Durante os 31 dias do mês passado, a capital sergipana registrou um óbito causado pela doença, representando uma queda superior a 99% em relação ao mesmo período de 2021. Além disto, o diagnóstico de novos casos se manteve estável, sem picos de contaminação.
Segundo a Secretaria da Saúde de Aracaju, esse cenário epidemiológico bastante positivo é consequência das ações assertivas do combate à pandemia que estão sendo mantidas pela Prefeitura de Aracaju, mesmo após a melhoria dos índices em todo o mundo. Para se ter uma idéia da redução de casos e óbitos, em abril de 2021, a capital atingiu o pico de mortes por covid-19: foram 417 vidas perdidas. Em maio do mesmo ano, foram 307 mortes pela doença.
Waneska Barboza, secretária municipal da Saúde, destaca que as medidas de combate à covid-19 foram realizadas de forma planejada e, por esse motivo, não foram descontinuadas, mesmo quando o Ministério da Saúde decretou o fim da situação de emergência em saúde pública, no dia 22 de abril. “Como atuamos na prevenção e no estímulo à vacinação, nossa capital conseguiu manter um controle da pandemia e, há oito semanas, temos números baixos”, afirma.
Medidas efetivas
A secretária enfatiza que a celeridade e rigor da vacinação foi fundamental para combater o avanço da pandemia e levar Aracaju ao atual cenário, sem óbitos e sem avanço do índice de novos casos. No momento, 92% da população acima de 5 anos já receberam a 1º dose do imunizante, e 82% dos aracajuanos já tomaram as duas doses.
Mesmo com os índices extremamente positivos relacionados à covid, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manterá os serviços do Centro de Atendimento e Triagem à Síndrome Gripal, inaugurado em janeiro deste ano pela Prefeitura de Aracaju. A secretária da Saúde conta que a unidade ainda é necessária mesmo diante da estabilidade dos casos de covid-19, por causa do período sazonal de aumento nos casos de gripes causadas por outros vírus.
O Centro está localizado no bairro Coroa do Meio, zona Sul de Aracaju, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h (recepcionando e realizando coleta até as 18h), com os serviços de triagem de enfermagem e consultas médicas, testagem para detecção da covid-19, entrega de medicamentos e leitos de observação. Para os casos mais graves que procurarem o novo Centro, será providenciada transferência de forma prioritária para uma das unidades de urgência da rede municipal de saúde.
Fonte: Secom/PMA