Vem ai o troca-troca de partidos
25 de novembro de 2021
Governador diz que só discute eleições em 2022
25 de novembro de 2021
Exibir tudo

Aracaju reúne prefeitos de todo o país

Durante a solenidade de abertura, Edvaldo desejou boas vindas aos prefeitos

Dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) vão apresentar, nesta sexta-feira (26), a pauta dos municípios ao Congresso e Governo Federal. A atividade faz parte da programação da 81ª Reunião Geral da entidade, aberta nesta quinta-feira (25), em Aracaju. Além do encontro com ministros e parlamentares, o evento contempla atividades do Consórcio Conectar, lançamento do anuário MultiCidades 2022, debate sobre as agendas políticas lideradas pela FNP e a construção de diretrizes para o diálogo com presidenciáveis em 2022.

Agendada para o Vidam Hotel, na Orla de Atalaia, a Conferência acontece em um momento de retomada das atividades presenciais em Aracaju, impulsionando a cadeia do turismo e fortalecendo a divulgação das ações para o verão. O prefeito Edvaldo Nogueira, que é presidente da FNP, comenta que é uma honra ser o anfitrião, recebendo os prefeitos para esse encontro em Aracaju. “Teremos a satisfação de receber os amigos prefeitos na nossa capital, podendo apresentar com muito orgulho as belezas e potencialidades de Aracaju”, expressa o pedetista.

A discussão foi coordenada por Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis e presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), iniciativa da FNP que reuniu mais de dois mil municípios, incluindo Aracaju, para articular a compra de vacinas para a covid-19.

Inovação na gestão de saúde

“A construção do Conectar foi uma inovação na gestão de saúde, que concretizou uma necessidade de organizar um consórcio nacional. Os resultados foram exitosos, com uma ampla adesão de prefeitos, aprovando leis municipais e demonstrando que a soma de esforços das cidades é uma possibilidade viável, real e com benefícios para todos”, analisa Loureiro.

O prefeito Edvaldo Nogueira comenta que é um grande desafio cuidar das cidades, então debater a questão dos consórcios entre os municípios é fundamental para avançar na administração pública, somando forças para encontrar soluções para os inúmeros desafios.

“O Conectar, dada a sua importância, ampliou o raio de atuação para a aquisição de medicamentos e insumos para a Saúde, o que trará inúmeros benefícios para os municípios brasileiros, que poderão adquirir material fundamental para a saúde de suas populações, por um preço mais baixo, gerando economia e assegurando a prestação do serviço com mais qualidade. Essa experiência exitosa fica como exemplo da importância dos consórcios, para que possamos desenvolver novas parcerias, nas mais diversas áreas”, enfatiza Edvaldo.

João Campos, prefeito de Recife e vice-presidente de relações institucionais do Conectar, avalia que a programação da manhã do primeiro dia da Reunião Geral é de extremo interesse para os municípios. “Debater os consórcios intermunicipais é uma oportunidade de modernizar a administração das cidades, trazendo eficiência para a máquina pública, fortalecendo a gestão compartilhada entre os municípios”, ressalta.

Consórcios em Aracaju

O debate sobre consórcios é um tema de interesse da gestão da capital, que é uma das cidades consorciadas ao Conectar. A Prefeitura de Aracaju tem articulado discussões de consórcios intermunicipais para o transporte público com a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e para o turismo, estudando as experiências de êxito nos Circuito das Águas Paulistas.

Além dos consórcios intermunicipais, Aracaju tem avançado na experiência com consórcios público-privados, com a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, que está fazendo a modernização do parque de iluminação da capital, com a instalação de lâmpadas de LED em toda a cidade.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *