Preços dos ovos registram aumento de até 40 por cento
12 de fevereiro de 2025
Sergipe fica de fora dos cinco estados mais acolhedores
12 de fevereiro de 2025
Exibir tudo

Aracaju quer reduzir índice de gravidez na adolescência

Aracaju registrou no ano passado 750 nascimentos de mães entre 10 e 19 anos

Com o objetivo de reduzir a incidência da gravidez na adolescência e promover a saúde sexual e reprodutiva de jovens, as Secretarias da Saúde (SMS), e da Educação (Semed) de Aracaju iniciam as atividades que compõe a Mobilização Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. As ações começam nesta quarta-feira (12), e seguem com atividades em unidades de ensino e de saúde ao longo do ano.

A iniciativa faz parte de uma estratégia nacional e municipal, prevista em lei, que visa sensibilizar adolescentes, famílias e comunidades sobre os riscos da gravidez precoce e a importância da prevenção. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a média de idade da primeira relação sexual no Brasil é de 14,9 anos. Em 2024, Aracaju registrou no ano passado 750 nascimentos de mães entre 10 e 19 anos, o que representa 10,4% dos nascidos vivos no município.

“Essa é uma ação contínua que vai além da semana de mobilização. Envolve o Programa Saúde na Escola (PSE), o Programa Saúde da Criança e do Adolescente e o Programa Saúde da Mulher, com atividades em escolas municipais e estaduais, unidades de saúde e espaços comunitários”, destaca Aline Guimarães, referência técnica do PSE.

As atividades incluem rodas de conversa, dinâmicas interativas, distribuição de materiais educativos e orientação sobre métodos contraceptivos. Além de debates sobre temas essenciais, como saúde sexual e reprodutiva, prevenção da violência sexual e o cuidado com o próprio corpo. O Projeto Florir, que combates os estigmas e promove informações sobre saúde menstrual, também integra a programação.

Confira a programação de fevereiro em Aracaju:

12/02: Escola Estadual Rodrigues Doria, às 8h

13/02: EMEF Olga Benário, às 8h

19/02: EMEF Costa Mela, às 8h

20/02: EMEF Juscelino Kubitschek, às 8h

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *