Seguindo o que fez o governo de Sergipe, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) anunciou, nesta terça-feira (16) a decretação de toque de recolher em Aracaju entre esta quarta (17) e o próximo domingo (21). Além disso, A prefeitura adotará medidas mais rigorosas no feriado de amanhã, alusivo ao aniversário de transferência da capital. Praias e parques estarão fechados ao longo da quarta-feira.
Com o toque de recolher, estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar o expediente às 18h. Os supermercados funcionam até às 19h. Apenas atividades essenciais poderão permanecer abertas a partir das 20h, com exceção para os serviços de entrega de restaurantes, bares, lanchonetes e similares que estão autorizados a funcionar com o sistema delivery.
Feiras livres suspensas
O prefeito anunciou que os serviços não essenciais também não poderão funcionar, assim como as feiras livres noturnas durante os cinco dias de toque de recolher. As medidas estão contidas no decreto municipal 6403/21, que será publicado ainda nesta terça no Diário Oficial.
“O feriado de aniversário da transferência da capital será mantido, porque a lei orgânica que não permite modificá-lo, mas tudo estará fechado na cidade, como uma forma de evitar aglomerações”, frisou. Edvaldo também explicou como ficará o transporte público. Segundo ele, durante o dia, será disponibilizada 100% da frota de veículos. No período noturno, durante o toque de recolher, a frota será reduzida para o atendimento, apenas, daqueles que estiverem trabalhando.
Capacidade reduzida
Durante a semana, salões de beleza, barbearias, academias de ginástica, além de bares e restaurantes continuam com a capacidade reduzida para 30%. Demais estabelecimentos podem receber até 50% de público. Igrejas e templos religiosos permanecem com a capacidade de 30%. Eventos de qualquer tipo permanecem proibidos até o dia 21 de março.