A diferença entre voto nulo e nulidade da eleição
18 de setembro de 2022
Alessandro Vieira chama Rogério Carvalho de mentiroso
18 de setembro de 2022
Exibir tudo

Aracaju já terá sinal do 5G a partir desta segunda-feira

O sinal 5G permite altas velocidades de download e de upload

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberar para Aracaju, a partir da próxima segunda-feira (19) a ativação do sinal do 5G puro. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14), em reunião do Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que oferece maior velocidade para baixar e enviar arquivos, estabilidade e menor tempo de latência (resposta). Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Parara ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário precisa ter um celular habilitado para a tecnologia. A maioria dos aparelhos mais novos já vêm habilitados. As operadoras não estão pedindo a troca de chip. Também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.

Além de Aracaju, o sinal do 5G puro também chegará na segunda-feira a Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). Com a inclusão dessas cidades, 22 capitais vão contar com a nova tecnologia de internet móvel. Todas as capitais do país deverão operar com a tecnologia até o fim de novembro. Ainda falta ativar o 5G puro nas capitais do Norte: Porto Velho (RO); Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM); e Belém (PA). Nas demais cidades do país, a ativação acontecerá de forma gradual, até 2029.

Parâmetros

Segundo a Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais na faixa 3,5 GHz no leilão realizado no fim de 2021, deverão instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital. Cada operadora deverá ativar pelo menos oito estações em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.

Nessa etapa, o edital de licitação prevê a ativação de uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. O número de estações subirá conforme o avanço da tecnologia. No interior do país, o sinal do 5G puro será gradualmente ativado até 2029, conforme o cronograma da Anatel.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *