O governo Mitidieri pode ser um péssimo cabo eleitoral
11 de setembro de 2023
Banese Card tenta receber os “penduras” dos negativados
11 de setembro de 2023
Exibir tudo

Aracaju vai sediar a Expo Pesca & Aquicultura

Tereza Nelma foi às redes sociais convidar a comunidade pesqueira para participar do evento

A secretária Nacional da Aquicultura, Tereza Nelma, estará em Aracaju, na próxima quarta-feira (13), para a solenidade de abertura da Expo Pesca & Aquicultura 2023, às 8h30, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe. Nas redes sociais, Tereza reafirmou a importância do evento e convidou a comunidade pesqueira para participar. O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, também é presença confirmada. A Expo Pesca é o maior evento da cadeia produtiva pesqueira dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia (SEALBA).

De 13 a 15 de setembro será realizada vasta programação no Centro de Convenções, composta por debates, palestras e exposições. Já no dia 16 acontecerá uma visita técnica ao laboratório de pesquisa, criação e desenvolvimento do camarão-pitu, localizado no município de Neópolis, mantido através de parceria entre a Codevasf e a Universidade Federal de Alagoas. O laboratório também é responsável pela reprodução da espécie para repovoamento de todo o Velho Chico.

Entre os objetivos da feira estão debater o cenário da pesca e da aquicultura na região SEALBA; mostrar as potencialidades que possuem, as perspectivas de crescimento, e como elas estão em comparação com o restante do país; fortalecer o setor em Sergipe para que todo o ciclo produtivo do pescado seja realizado localmente, e comercializado além divisas e fronteiras; e o que é necessário fazer para que o setor alcance índices muito satisfatórios.

Embora Sergipe ocupe a 4ª posição no ranking nacional de produção de camarão, e tenha destaque no volume produzido de tilápia, ainda não consegue colocá-los diretamente no mercado industrial por falta de beneficiamento. Esse é um dos cenários que a Expo Pesca pretende mudar.

Palestras e debates

O evento será palco para importantes discussões da academia e setor produtivo sobre os temas ligados à pesca e aquicultura no país. Entre os assuntos que serão abordados estão: “A participação social nas políticas públicas de pesca e aquicultura: diretrizes, mecanismos e instâncias”, que será tratado pela assessora de Participação Social e Diversidade do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Adriana Vilela Toledo.

“Carcinicultura: responsabilidades legais, impactos ambientais e medidas compensatórias”, será o tema do assunto trabalhado pela Dra. Em Biotecnologia Industrial e Gestão Ambiental, Gabriela Almeida.

Outro debate que tem chamado a atenção, principalmente pelo fato de ajudar a mudar a realidade socioeconômica de comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é a criação de algas, por isso, a “Algicultura como alternativa econômica e autossustentável para o estado de Sergipe” será a palestra de Miguel Sepulveda, da Seaweed Consulting Company.

A criação de algas é uma atividade em destaque devido à grande variedade de usos e aplicações industriais, que vão desde a alimentação direta em humanos, em animais, e em cosméticos, até medicamentos e biofertilizantes agrícolas, entre outras utilidades. Ela já é uma realidade nos estados do Sul, Sudeste e Nordeste, porém, nesta última região, o licenciamento da atividade ainda é um desafio para o produtor e empreendedor.

Patrocínios e apoios confirmados

Realizado pela Câmara Empresarial da Pesca e Aquicultura Fecomércio/SE, em parceria com o Grupo Êxito e Mangue Cultural, a importância da Expo Pesca & Aquicultura para o setor pesqueiro não apenas da região SEALBA, mas de toda a região Nordeste é confirmada por meio dos patrocínios e apoios recebidos, como o que tem sido dado pelo Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

São patrocinadores oficiais do evento: Ministério da Pesca e Aquicultura; Universidade Federal de Alagoas; Codevasf; Banco do Nordeste; Governo Federal; Governo de Sergipe, através da secretaria de estado da Agricultura; Governo da Bahia, por meio da Bahia Pesca; Governo de Alagoas, através da Agência de Pesca; Fecomércio Sergipe; Eneva Brasil; Prefeitura de Aracaju; e Sistema FAESE/SENAR.

A Expo Pesca e Aquicultura conta, ainda, com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi/FIES; do Centro de Convenções AM Malls de Sergipe; da Universidade Federal de Sergipe; da Infotec; da Vitalmed Constat; Gráfica e Editora J. Andrade; da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; e da Secretaria de Estado do Turismo.

Inscrições para a Expo Pesca

A entrada e a participação na Expo Pesca & Aquicultura são totalmente gratuitas, porém é necessário que o interessado em fazer parte desse importante momento realize a inscrição, através do link disponibilizado na bio do Instagram @expopesca.sealba

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *