Embora já seja reconhecida, pela Lei 10.436/2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) não é oficializada como segundo idioma do país. Para mudar essa realidade, vem sendo difundida a campanha #OficializaLibras, que será tema de Audiência Pública. Marcado para às 9h da próxima sexta-feira (13), o evento acontecerá na Assembleia Legislativa e é aberto ao público.
A Audiência Pública é uma organização conjunta do vereador aracajuano Lucas Aribé (PSB), do deputado estadual Georgeo Passos e do senador Alessandro Vieira – ambos do Cidadania. A Audiência foi intitulada “A oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seus reflexos”.
O movimento é iniciativa da advogada Kamila de Souza Gouveia, autora da Ideia Legislativa publicada no portal e-Cidadania, do Senado Federal, que busca tornar a Libras uma língua oficial. A proposta é inserir a medida na Constituição Federal através de PEC, que está sendo elaborada pelo senador Alessandro Vieira.
Além dos parlamentares e da idealizadora da campanha, também irão participar da Audiência Pública a presidente do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), Ana Lúcia Nunes de Oliveira, a diretora do Departamento Letras-Libras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Alzenira Aquino, e o presidente do Centro de Surdos de Aracaju (Cesaju), Pablo Ramon Lima de Barros.
Foto: Cidade Azul Notícias