As 318 escolas do governo de Sergipe distribuídas em 75 municípios reuniciam as aulas para mais de 156 mil alunos nesta segunda-feira (7). O recesso das férias escolares chega ao fim, e os estabelecimentos escolares planejam atividades especiais de acolhimento para alunos, professores e funcionários, dando início ao calendário letivo.
A Diretoria Regional de Educação da Grande Aracaju (DRE 8) orienta as 53 escolas sob sua jurisdição a promoverem uma semana de acolhimento com música, teatro e um corredor de acolhimento, onde os alunos serão recebidos pela equipe de professores e servidores. Palestras com psicólogos também são recomendadas, especialmente para as escolas de ensino médio. As escolas em tempo integral do Estado, num total de 96, estão mobilizando os jovens protagonistas para promoverem atividades de acolhimento, gincanas e rodas de conversa, programadas para o dia 11 de agosto, quando também se celebra o Dia do Estudante.
No primeiro dia de aula, cerca de seis mil jovens estarão reunidos no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, para o segundo módulo de formação de monitores da Rede Pública Estadual de Ensino. O Programa Estudante Monitor, criado por meio da Lei 8.891/2022, busca colaborar na redução da evasão escolar e na melhoria do desempenho dos estudantes em todos os níveis de ensino, por meio de ações como monitorias de desempenho escolar, busca ativa e transporte escolar.