Com o final do período úmido, conforme tratativas entre Eletrobras Chesf e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi iniciado o procedimento de aumento da vazão de saída do Reservatório de Sobradinho (BA). Essa manobra não afeta a Hidrelétrica de Xingó, em Canindé do São Francisco, que continuará praticando vazões médias diárias da ordem de 1.100 m³/s.
Em Sobradinho as vazões passaram para 1.500 m³/s no último sábado (29), devendo chegar a 1.900 m³/s nesta terça-feira (2), devendo permanecer neste patamar até nova avaliação. De acordo com a Cgesf, o objetivo deste aumento de vazão é elevar o armazenamento do Reservatório de Itaparica (PE) para o patamar de 90% de seu volume útil. Sobradinho encontra-se com 94,13% de seu volume útil, enquanto Itaparica está com 47,2% de volume útil.
A Companhia destaca que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores de vazão, com prévia informação à sociedade e entidades envolvidas na Bacia do Velho Chico, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, e conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo ONS, e obedecendo à regulamentação vigente.