A Prefeitura de Aracaju autorizou, nesta terça-feira (23), a utilização do espaço público da Orla de Atalaia para a realização de eventos em ambientes fechados. Ao assinar os termos de permissão, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) explicou que os eventos terão que respeitar todas as normas de segurança para evitar a disseminação da covid-19. Vão ser exigidos uso de máscaras, apresentação do cartão de vacinação e a organização tem que oferecer álcool em gel.
O prefeito fez questão de ressaltar que não há previsão para autorizar eventos que aglomerem grandes públicos em espaços abertos. O réveillon de Aracaju, por exemplo, não acontecerá em 31 de dezembro. Segundo Edvaldo Nogueira, seria uma temeridade reunir milhares de pessoas num mesmo espaço quando a capital ainda não imunizou mais de 80% da população. “Estão autorizados os réveillons nos bares, restaurantes, hotéis e nas residências, mas a festa que a Prefeitura sempre realizou ficará para o próximo ano”, frisou.
Diante da autorização da Prefeitura, devem acontecer na Orla de Atalaia neste final de ano feiras, shows, entre outras atividades nos espaços em que são permitidas a ocupação de pessoas para o entretenimento. O primeiro evento autorizado é o “Circo Arena Produções Culturais”, que ocorrerá de dezembro a janeiro de 2022, no estacionamento dos Monumentos dos Formadores da Nacionalidade. A segunda festividade autorizada na solenidade é a “Expo Verão”, marcada para acontecer na Praça de Eventos da Orla, entre os dias 17 e 26 do próximo mês.
“É um momento de comemoração porque estamos dando início a uma nova fase. Os cuidados deverão ser mantidos, mas diante do avanço da vacinação em nossa cidade e dos dados epidemiológicos positivos, que temos registrado, estamos podendo dar novos passos, de retomada da vida, deste novo normal. Já iniciamos com o acendimento da iluminação natalina no Centro, nesta parceria entre Prefeitura, Fecomércio, Sebrae e outros parceiros, teremos a decoração do Parque da Sementeira, das orlas e das avenidas da cidade”, destacou Edvaldo.
Aquecimento da economia
Ao assinar os termos, o prefeito ressaltou que os eventos para os quais as autorizações foram concedidas simbolicamente, no ato, a Expoverão e a Arena Aracaju, serão fundamentais “para a geração de emprego e renda, neste período de alta estação. “Tanto a Feira de Verão, quanto o Circo Arena movimentarão a nossa economia, trazendo essa ideia de normalidade, mas sem esquecer que os protocolos sanitários devem ser respeitados. Todos os eventos deverão seguir o que foi estabelecido pelos comitês municipal e estadual de enfrentamento à doença”, reiterou o gestor.
Para a realização de eventos nos espaços da Orla da Atalaia em que são permitidas este tipo de atividade, os produtores de eventos da capital deverão solicitar os Termos Provisórios de uso das áreas com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), segundo presidente do órgão municipal. “A Prefeitura, através da Emsurb liberará o termo provisório de ocupação para montagem, realização e desmontagem de eventos, o protocolo sanitário continua sendo exigido, então os empresários precisam apresentar toda a documentação que é exigida para a partir daí, pagarem a taxa de ocupação de solo e, assim receberão o termo provisório para realizar o evento”, detalhou Luiz Roberto.
Projetos bem estruturados
A Expo Verão será a primeira feira multisetorial após a retomada de eventos na capital sergipana. Entre os atrativos, ela reunirá serviços de beleza e bem estar, automotivos, espaços para artesanatos, além de atrações rotativas, que incluirão uma feira para adoção de animais.
Da mesma forma, o produtor cultural Jorge Lins, responsável pelo Circo Arena, se mostrou entusiasmado com a retomada. “Somos 14 sócios nesta empreitada. Só em dezembro serão 36 eventos, com mais de 150 artistas envolvidos. Estamos muito entusiasmados com esta retomada de estímulo à criatividade”, declarou.
Fonte e foto: Secom/PMA