UFS terá a Cátedra Marquês de Pombal
22 de novembro de 2021
Outubro tem as menores correções salariais do ano
23 de novembro de 2021
Exibir tudo

Sergipe tem mais de 285 mil famílias no Auxílio Brasil

O Nordeste é mais pobre, então existe um maior número de beneficiários

Com 285.300 cadastros atualizados, Sergipe é o 17º estado em número de famílias beneficiadas pelo Auxilio Brasil, programa, que substituiu o Bolsa Família, começou a ser pago neste mês a 14,5 milhões de pessoas. Apesar de a Região Nordeste concentrar quase metade dos beneficiários, três estados do Sudeste estão entre os seis com maior número de famílias que recebem o recurso.

O estado da Bahia lidera o ranking, com 1,8 milhão de beneficiários, seguido por São Paulo (1,6 milhão), Pernambuco (1,18 milhão), Minas Gerais (1,12 milhão), Ceará (1 milhão) e Rio de Janeiro (967 mil). Ao todo, os estados do Nordeste têm 7,1 milhões de famílias contempladas, o que representa 49,1% do total.

“O Nordeste é mais pobre, então existe um maior número de beneficiários proporcionalmente ao das outras regiões. Mas isso indica também que é o segmento eleitoralmente importante para o governo federal”, afirma Josilmar Cordenonssi, professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ele critica a mudança de nome do programa e o pagamento mínimo de R$ 400, que o governo federal pretende implementar em dezembro, para vigorar até o fim de 2022. “No fundo, o principal objetivo é eleitoral, porque não tem racionalidade fazer a alteração do nome, e foca exatamente essa população”, revela.

Fonte: Portal R7

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *