A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos seguintes produtos da marca sergipana Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda.
– Leite UHT integral.
– Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro).
– Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).
A medida foi publicada por meio da Resolução RE 2.146, de 15 de junho de 2023. Também foi publicado o recolhimento voluntário desses produtos.
Segundo a Anvisa, por meio de uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi verificado que os produtos em questão foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria sem a devida autorização do Ministério. Nos rótulos dos produtos consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda.
A Anvisa informa ainda que também foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança.
A empresa Laticínios Santa Maria Ltda já iniciou o procedimento de recolhimento voluntário, conforme estabelece a legislação sanitária.
Como reconhecer os produtos suspensos?
Para identificar se o produto está suspenso, basta verificar no rótulo a sua marca (Natville), a sua data de fabricação (entre janeiro e maio de 2023) e as informações de fabricação, conforme descrito a seguir:
– Leite UHT integral, 1 litro, marca Natville, e Leite UHT desnatado, 1 litro, marca Natville: nos rótulos dos produtos, consta a informação de produção pelo SIF 549 (Unidade de Beneficiamento do Leite e Derivados Laticínios Santa Maria Ltda. – CNPJ: 04.439.268/0003-47) e pelo SIF 2669 (CNPJ: 04.439.268/0001-85).
– Soro de Leite em pó parcialmente desmineralizado 40%, 25 kg, marca Natville: no rótulo dos produtos, consta a informação de produção pelo SIF 549 (Unidade de Beneficiamento do Leite e Derivados Laticínios Santa Maria Ltda. – CNPJ: 04.439.268/0003-47).
Fonte: Anvisa (Foto: Natville)
18 Comments
Foram adquiridos três unidades do leite dos referidos lotes com datas de fabricação janeiro a março de 2023 .
Após o uso tive dores estômacais onde através de consulta com um médico gastro, foi realizado uma endoscopia com resultado de inflamação do estômago e gastrite .
O município não tem nada haver, pois em se tratando de Indústria de derivados de leite e de alto risco, quem deve fiscalizar é a MAPA. e/ou o FIS.
Tudo muito suspeito… a concorrência agradece! Parece mais que trata-se de uma questão fiscal, visto que não estão dando a mínima para a saúde de quem tem quantidades consideráveis dos produtos em suas despesas… nunca percebi nenhuma alteração no leite e como a Anvisa não oferece alternativa para o consumidor, continuarei usando os 30 litros estocados em minha despensa.
Compete ao MAPA e o SIF fiscalizar, o município não tem nada haver
Pois procure aqui em Sergipe técnicos com competências, temos demais profissionais. pois em cada local suas culturas peculiares e vejo que o povo coloca pessoas sem experiências pra administrar seus municípios e que tbm tenha dom pra fazer por amor aquilo que o povo entregou com confiança. E tbm os gestores se capacitem pra ser gestor bom…
Boa tarde, qual o procedimento para consumidores que adquiriram e ainda possuem o material
Porque vcs da vigilância sanitária não vão anos supermercado retirar, ja que nem pode ser consumido.
Compete ao MAPA e o SIF fiscalizar, o município não tem nada haver
Eu sempre procurando os produtos da natville acreditando ter o co trole de qualidade e higienizacao! Deixando a partir de agora o consumo dessa marca
Lamentável esse tipo de matéria tendenciosa e irresponsável, contra uma empresa tão séria! O tempo irá colocar tudo nos devidos lugares, espero que esse site publique uma retratação. Aos leigos, o mercado de alta competitividade, lamentavelmente tem dessas, mas a verdade prevalecerá!
Muito bem observado RANGEL.
A concorrência pelo nicho desse mercado é sorrateira. A verdade prevalecerá.
E a retratação destes que divulgam matérias tendenciosas será exigida.
Veja bem, acho incrível a dificuldade das pessoas de interpretar um texto tão simples.
1 Santa maria citado na matéria se trata da empresa “Laticínios Santa Maria ltda”, e não sobre o município.
2 não é todos os produtos produzidos pela empresa mas, alguns em específico que não tem autorização, nem houve fiscalização/teste de qualidade durante o processo de produção dos mesmos.
3 sendo denúncia ou não, a anvisa é um órgão nacional responsável pela segurança, saúde e bem estar da população, acredito que esteja muito além de “disputa” no meio dos laticínios, tendo em vista que em proporção de mercado a Nativille esta muito atrás das grandes marcas nacionais.
Usso o leite as vezes a manteiga também hoje mesmo vou descartar, pois já estava desconfiada meu filho toma o leite com chocolate e vêm me relatando ,muita azia e enjoo ,sempre quando consome os produtos.
Deve ser a concorrência achando ruim. A Natville tem qualidade e preço bom. Isso incomoda!!
Porque vcs da vigilância sanitária não vão aos supermercado retirar ja que não pode ser consumido
Sempre usei os produtos e continuarei. A qualidade da natville é excelente. E o preço também . A concorrência com certeza está pirando.
Comprei esse leite e metade da caixa precisei jogar fora , devido ter azedado , em mesmo estar vencidos
Os produto da marca são muito bons.
Tem coisa estranha aí.