Após 26 dias convalescendo, faleceu, na madrugada deste domingo (17), o delegado de Polícia Civil Marcelo Hercos Lyrio, de 42 anos. Ele estava internado no Hospital São Lucas desde o dia 21 de setembro, quando foi atingido por disparos de arma de fogo durante uma intervenção em uma ocorrência policial no bairro Aruana, Zona de Expansão de Aracaju.
O corpo do delegado está sendo velado no Velatório Piaf, à rua Laranjeiras, 1681, bairro Getúlio Vargas, em Aracaju. Segundo informações da Polícia, o velório vai prosseguir até esta segunda-feira (18), devendo o féretro seguir em cortejo, a partir das 9h40, para o município de Itaporanga D’Ajuda, onde ocorrerá a cremação.
O secretário de Segurança Pública, João Eloy de Menezes, e o delegado-geral Thiago Leandro lamentam profundamente o falecimento de Marcelo Hercos Lyrio. O policial foi alvejado a tiros ao intervir em uma ocorrência policial no bairro Aruana, Zona de expansão de Aracaju. Os três acusados pelo crime foram presos no dia seguinte à ocorrência e se encontram à disposição da Justiça de Sergipe.
Governador lamenta
O governador Belivaldo Chagas (PSD) escreveu nas redes sociais que “foi com extremo pesar e consternação que recebi a notícia da morte do delegado Marcelo Hercos Lyrio, de 42 anos. Ele estava internado desde o dia 21 de setembro após ser baleado durante uma ocorrência policial, mas na madrugada deste domingo acabou não resistindo. Todos os suspeitos de envolvimento no crime já foram identificados, presos e estão à disposição da Justiça.
O presidente da Assembleia, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), também divulgou uma nota lamentando a morte do delegado Marcelo Hercos.
Marcelo Hercos Lyrio era casado, ingressou na Polícia Civil de Sergipe no dia 26 de dezembro de 2006. Era formado em Direito e com especializações em Direito Penal e Processual Penal e Gestão Estratégica de Segurança Pública. Ele era o titular da 7ª Delegacia Metropolitana, sediada no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro.
Delegado experiente
Durante sua trajetória profissional de mais de 16 anos, Marcelo Hercos ocupou os cargos de Delegado Regional de Itabaiana e das cidades de Boquim, Pedrinhas, Porto da Folha, Japaratuba, Pirambu e 9ª Delegacia Metropolitana, no bairro Santa Maria, em Aracaju. O jovem delegado também atuava em apoio a Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) nos municípios do interior de Sergipe.
Profissional empenhado, Marcelo participou de diversos cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior ao longo da carreira, tais como: Estágio de Aplicações Táticas, promovido pelo BOPE da PM do Rio de Janeiro, Curso de Táticas Defensivas, Course Negotiations and Hostage Rescue, Cati Tactical Training, Capacitação no Emprego da Carabina Armalite 5,56 MM, modelo m15, entre outros.
O Delegado-geral, Thiago Leandro, ressalta que a partida do jovem e talentoso delegado deixa uma lacuna na Polícia Civil, mas que sua história de coragem, destemor e de grandes serviços prestados ao povo de Sergipe jamais serão esquecidos.
Adepol/SE lamenta a morte
“É com pesar que a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE) informa o falecimento do delegado Marcelo Hercos, na madrugada deste domingo, 17, após o agravamento de seu quadro de saúde, no Hospital São Lucas.
Em razão do cumprimento de seu exercício profissional, compromisso e dedicação pela missão a ele confiada, o delegado Marcelo Hercos foi vítima da violência no dia 21 de setembro deste ano e apesar dos procedimentos cirúrgicos e cuidados hospitalares necessários para a sua recuperação, não resistiu.
Marcelo Hercos Lyrio tinha 43 anos, nasceu na cidade de Itu, em São Paulo, era casado e não tinha filhos. Há cerca de 15 anos, prestava serviço público como Delegado de Polícia na Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) e atualmente estava à frente da Unidade Policial da 7ª Delegacia Metropolitana, localizada no Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro.
Hercos teve seu trabalho reconhecido em lotações do estado sergipano, entre elas as cidades de Itabaiana, Lagarto, Boquim, Porto da Folha e Aracaju. Em seu currículo, consta uma lista de prêmios e títulos conquistados em razão da excelência de suas atividades profissionais, entre eles a “Moção de Parabenização” pela Câmara Municipal de Boquim (2017), a “Solicitação de Permanência” pelo Conselho Tutelar de São Cristóvão (2012), a “Moção de Congratulação e Aplauso” pela Câmara Municipal de Estância (2011) e também a “Menção Elogiosa” pela Superintendência Geral da Polícia Civil (2010).
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 2003, o delegado Marcelo Hercos também percorreu as áreas do Direito Público e adquiriu especializações em Direito Penal e Processo Penal (2007) e em Gestão Estratégica em Segurança Pública (2014). Os estudos e formações complementares fizeram parte de toda a sua trajetória profissional e acadêmica. Ainda, recentemente, participou dos cursos sobre os “Aspectos Jurídicos da Atuação Policial” e a “Filosofia dos Direitos Humanos Aplicadas à Atuação Policial”. Algumas das suas produções técnicas perpassam por palestras e ministração de cursos de curta duração ligados à sua área de atuação.
A Adepol/SE presta homenagem ao companheiro de profissão e se solidariza com os familiares pela perda irreparável. Desejamos forças aos parentes e amigos nesse momento tão difícil.
Marcelo Hercos não será esquecido!”.