aluguéis residenciais ficam 1,76% mais caros
6 de setembro de 2022
Padres alertam contra a reeleição de Jair Bolsonaro
7 de setembro de 2022
Exibir tudo

Barra monta plano para limpeza de manchas de óleo

As consequências causadas pelas manchas de óleo ainda são pequenas

Com o objetivo de montar um plano de contingência para o monitoramento e a limpeza das praias, em decorrência do surgimento de fragmentos de óleo no litoral barracoqueirense desde o último sábado, 3, a Prefeitura da Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, participou de reunião no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) – Porto de Sergipe -, nesta terça-feira, 6.

Estiveram presentes na reunião para montar o esquema especial, o secretário de Meio Ambiente da Barra, Edson Aparecido, o gerente de Operações da VLI, Osmar Selhorst Filho, e o técnico da VLI, Adailton Tavares. Também participaram virtualmente do encontro o gerente de Meio Ambiente da Petrobras, Paulo Henrique, e a coordenadora de Meio Ambiente da Celse, Lorenza Araújo.

Para o secretário Edson Aparecido, a reunião foi bastante produtiva. “Hoje tivemos um retorno muito bom da parte da VLI, empresa que administra o porto. Ela colocará à disposição funcionários para a coleta do óleo, espaço para armazenamento dos resíduos, sem nenhum custo para a Administração Municipal. Em 2019, quando tivemos um desastre ambiental de proporções bem maiores, não tivemos o apoio que estamos tendo hoje. Então, é muito importante frisar essa ajuda e agradecer”, destaca.

Próximos dias serão decisivos

Edson Aparecido explica que, até o momento, os efeitos no meio ambiente são pequenos e que os próximos dias serão decisivos para saber a real dimensão. “Desde o surgimento dos primeiros fragmentos de óleo nas praias do nosso litoral, a Prefeitura vem trabalhando, avaliando os impactos. O prefeito Alberto Macedo colocou pessoas à disposição da nossa Secretaria para realizar a coleta”, informa.

A suspeita é que os resíduos sejam provenientes do alto mar

A Prefeitura da Barra participou também de reunião no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, que contou com a presença da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Capitania dos Portos de Sergipe, entre outros órgãos.

Foi desta reunião no Ibama que partiu da VLI a iniciativa de realizar encontro de hoje para dialogar mais sobre a montagem de um plano de contingência. “Vimos um risco ambiental, algo que incomoda bastante todo o litoral brasileiro desde 2019, e dentro da responsabilidade e valores que que nossa empresa tem com a sociedade, fizemos questão de ajudar a Prefeitura da Barra para garantir a preservação do meio ambiente e evitar danos maiores”, ressalta Osmar Selhorst.

Além do espaço para armazenamento dos óleos e recursos humanos, a VLI se prontificou doar pás para a ação de limpeza das praias da Barra e toneis para colocação do resíduos coletados.

“Também nos colocamos à disposição para acompanhar o aparecimento ou não de mais manchas de óleo no litoral. A depender da situação, iremos definir mais ações, sempre com o intuito de garantir a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente para as pessoas se sintam bem, para que o litoral esteja preservado com sua fauna e com flora”, informa o gerente de operações da VLI.

Fonte e foto: Secom/PMBC

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *