O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSDB), participou da 26ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), realizada nesta quinta-feira (12) no Recife. O ponto alto do evento, presidido pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, foi a posse do de Douglas Cintra como o novo superintendente da Sudene. Na reunião, Belivaldo destacou a importância para o Nordeste dos fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE): “Estes recursos ajudam a construir obras de infraestrutura importantes, gerando empregos, renda”, disse.
Os dois fundos foram os principais itens da pauta do colegiado reunido no Instituto Ricardo Brennand. A 26ª Reunião Ordinária do Conselho apreciou proposições sobre diretrizes, prioridades e programação de aplicações para o exercício de 2020. O FNE deve contar com cerca de R$ 29,3 bilhões em recursos, enquanto o FDNE fica na casa dos R$ 657 milhões disponíveis para crédito. Foi proposto que as Diretrizes Específicas para aplicação dos recursos do FDNE estejam alinhadas com os Eixos Estratégicos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).
Estes Eixos englobam projetos voltados para articulação em rede das instituições de P&D; Melhoria da infraestrutura física e tecnológica de instituições de ensino técnico e superior; apoio a estruturação de projetos de energias renováveis; estudos e implantação de projetos de irrigação; construção e recuperação de rodovias integradoras; ampliação e melhoria da infraestrutura turística da região; financiamento das intervenções habilitadas no Plano Nacional de Segurança Hídrica; entre outros.
Foto: Secom/GS