O bispo dom Gregório Paixão, natural de Aracaju, assumiu a presidência da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Bispo diocesano de Petrópolis (RJ), ele foi eleito para o cargo durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida (SP). O prelado também foi escolhido como vice-presidente do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Gregório nasceu na capial sergipana em 3 de novembro de 1964 e foi batizado com o nome de Leozírio da Paixão Neto.Sua biografia pontua que ele cursou o ensino fundamental e médio no Colégio Salesiano de Aracaju, base que o ajudou a ingressar no Mosteiro de São Bento da Bahia, em 1983, professando em 1989. Dom Gregório é doutor em Antropologia pela Universidade de Amsterdã, na Holanda.
Ao ser perguntado se aceitava aindicação, dom Gregório respondeu:“confiando em Deus e na ajuda eintervenção de São Bento e dos irmãosque trabalham na comissão, eu aceito!”.
A reconhecida experiência de dom Gregório, nas dioceses onde exerceu seu ministério presbiteral e episcopal, foi determinante na sua indicação para aComissão Episcopal. Como monge, no Mosteiro Beneditino na Bahia, foi responsável pela restauração histórica do Mosteiro (1995-2006) e arquivista (1985-2000). Como bispo auxiliar de São Salvador, foi membro Titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia(2007 a 2012) e membro do Conselho Arquidiocesano de Bens Culturais e ArteSacra (2007 e 2008). Desde 2009 é membro do Repertório Internacional da Iconografia Mundial Titular do RIdIM/Brasil.
Na área de educação, ainda como monge, ele foi diretor do Colégio São Bento (2000-2005); diretor do Instituto Teológico São Bento (2004) e diretor da Faculdade São Bento da Bahia (2005-2006). Possui 19 livros publicados, além de diversos artigos escritos para revistasnacionais e estrangeiras.