Os organizadores dos tradicionais bloquinhos de carnaval precisam estar atentos às autorizações exigidas pela Prefeitura de Aracaju para que seus cortejos possam ser realizados. Eles devem notificar com antecedência a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria do Meio Ambiente e SMTT.
O objetivo das autorizações é assegurar que os desfiles serão realizados de forma segura. Os produtores que realizarem os eventos sem autorização prévia estão sujeitos a multa de até R$488,10. Ao fazer tais exigências, a Prefeitura quer minimizar os efeitos da poluição sonora, das ocorrências relacionadas à insegurança e do descarte irregular de lixo nas vias.
Os blocos carnavalescos devem oficializar a municipalidade sobre os desfiles com antecedência mínima de 30 dias. É obrigatório anexar também cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Também é necessário um abaixo-assinado dos moradores do trecho onde o evento ocorrerá. No caso de blocos que circulam por diversas vias, basta a coleta de assinaturas no local de concentração.