Produtores rurais e parceiros institucionais de Sergipe participaram do lançamento da nova etapa do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), voltado para a atividade da ovinocaprinocultura. O evento foi realizado no Centro de Memória Digital Professora Enedina Chagas, em Simão Dias, na região Centro-Sul do estado.
O Prodeter também atende produtores de ovinos e caprinos do município de Poço Verde. A atividade econômica é alternativa direta e indireta de geração de renda na região, especialmente para pequenos produtores rurais.
Inicialmente, o plano de ação territorial identificou problemas que precisam de intervenção para buscar melhorias, como é o caso do baixo padrão genético dos animais, da falta de conhecimento de técnicas de manejo alimentar, reprodutivo e sanitário por parte dos produtores e baixo índice de inovação tecnológica.
No período de dois anos, o programa pretende atingir algumas metas. As principais são a redução de 20% do tempo para abate do ovino, sem perda do peso ideal, e o aumento de 33% da produção diária de leite de cabra.
Padrão genético
“As atividades serão feitas com 80 agricultores familiares da região, com ações estratégicas para ajudá-los a ampliar a reserva alimentar dos animais, melhorar o padrão genético e a qualidade do leite e dos derivados produzidos, por meio de treinamentos, intercâmbio e acesso a linhas de financiamento do Banco do Nordeste”, disse o gerente executivo de desenvolvimento territorial do BNB, Lenin Falcão.
O Prodeter da Ovinocaprinocultura conta com uma rede de parceiros, como a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o Sebrae-SE, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SE), as prefeituras de Simão Dias e Poço Verde e os sindicatos dos trabalhadores rurais dos dois municípios.
Fonte: BNB (Foto:G/S)