O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou no Aeroporto de Aracaju em clima de festa (Veja vídeo da chegada, feito pela assessoria do deputado Laércio Oliveira). Sem usar máscara e com um chapéu de couro branco, ele acenou para a multidão que o aguardava, seguindo depois para a Barra dos Coqueiros, visando inaugurar a Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I, (veja programação abaixo) instalada no município da Barra dos Coqueiros. Também fará um sobrevoo de helicóptero pelo terminal de GNL (o FSRU Golar Nanook), nas imediações do Porto de Sergipe e da Térmica. Em seguida, vai a Laranjeiras visitar as instalações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), que deverá voltar a funcionar em janeiro de 2021.
Antes de completar seis meses de sua entrada em operação comercial, o projeto da Usina Termoelétrica (UTE) Porto de Sergipe I já representa um marco para o estado em se tratando de desenvolvimento e potencial econômico. Os diversos contatos com empresas e agentes, oportunizados pela implantação da usina e apoiados pelo Governo do Estado, alçaram Sergipe a um reconhecimento em todo o Brasil, projetando seu nome até mesmo no cenário internacional.
A maior da América Latina
Sob condução das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), a UTE Porto de Sergipe I tem capacidade de geração de 1.551 MW e é considerada a maior termelétrica a gás natural da América Latina, além de integrar o primeiro terminal de regaseificação de GNL privado do Brasil. A usina é também o primeiro projeto no país a utilizar turbinas 7HA, fabricadas pela General Eletric (GE) e reconhecidas como o modelo mais eficiente disponível no mercado.
Outro marco trazido pela Celse para Sergipe é o de primeiro contrato firmado com a GE na América Latina para o sistema OpShield, solução de segurança cibernética da multinacional. Além da General Eletric, outra empresa que opera no mercado internacional e mantém relações comerciais com o estado a partir da UTE Porto de Sergipe I é a Ocean LNG Limited (consórcio entre Qatar Petroleum e ExxonMobil), responsável pelo fornecimento de GNL à unidade.
Programação da visita presidencial
DATA: 17 DE AGOSTO DE 2020 (SEGUNDA-FEIRA)
CERCA DE 08:30h – CHEGADA AO AEROPORTO DE ARACAJU
CERCA DE 09:00h – DESLOCAMENTO DE ARACAJU PARA BARRA DOS COQUEIROS (32,7 km-43 minutos)
CERCA DE 10:00h -SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO
CERCA DE 0:00h – INÍCIO DA CERIMÔNIA
A SEGUIR – BRIEFING OU FILMETE INSTITUCIONAL
A SEGUIR – PALAVRAS DO PRESIDENTE DA CELSE
A SEGUIR – PALAVRAS DO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA BENTO ALBUQUERQUE
A SEGUIR – PALAVRAS DO GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE BELIVALDO CHAGAS
CERCA DE 11:15h – DESCERRAMENTO DA PLACA COMEMORATIVA
A SEGUIR – PALAVRAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA JAIR BOLSONARO
CERCA DE 11:30h – DESLOCAMENTO DE BARRA DOS COQUEIROS PARA A FAFEN NO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS {32,7 km-36 minutos)
CERCA DE 12:30h -RECEPÇÃO PELA OIRETORIA DA UNIGEL
A SEGUIR – PALAVRAS DA UNIGEL
A SEGUIR – PALAVRAS DO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA
A SEGUIR – PALAVRAS DO GOVERNADOR DO ESTADO DE SERGIPE
A SEGUIR – PALAVRAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
13:15h – PERCURSO DE ÔNIBUS NA ÁREA DA FAFEN
CERCA DE 13:30h – DESLOCAMENTO DA FAFEN PARA ARACAJU (34,9 Km – 39 minutos) CERCA DE 14:15h -ALMOÇO EM ARACAJU
CERCA DE 15:30h ·CHEGADA AO AEROPORTO
CERCA DE 15:45h – DECOLAGEM PARA SOBREVÔO DE HELICÓPTERO DO TERMINAL DE GNL NAS IMEDIAÇÕES DO PORTO DE SERGIPE E DA TÊRMICA
CERCA DE 16:30h -SAÍDA DE ARACAJU – VÔO OE RETORNO A BRASÍLIA