Uma equipe de bombeiros militares de Sergipe está de prontidão para, em sendo convocada, auxiliar nos esforços de busca, socorro e o atendimento à população atingida pelas tempestades no Rio Grande do Sul. Segundo o Consórcio Nordeste, todos os nove estados da região disponibilizaram recursos, incluindo dezenas de bombeiros militares, binômios (dupla formada por bombeiro e cão farejador), embarcações, viaturas e enfermeiros. Estão sendo enviados também Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas, roupas técnicas, cordas e outros.
Diante de cobranças sobre a demora de Sergipe em enviar ajuda para o Rio Grande do Sul, a Secretaria da Segurança Pública explicou que o Conselho Nacional dos Comandantes do Corpo de Bombeiros solicitou aos estados que cadastrassem recursos humanos e equipamentos. “O Estado de Sergipe está à disposição do gabinete de crise e, a qualquer momento, se for acionado, em 24 horas as esquipes devem estar no Rio Grande do Sul. Por enquanto não existe nenhuma previsão de embarque”, explica a SSP.
O Rio Grande do Sul já registra 56 mortes devido às fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana. De acordo com boletim da Defesa Civil, 281 municípios foram afetados deixando 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 cidadãos desalojados. O número de desaparecidos chega a 67. Há ainda 74 feridos.
Os trabalhos de resgate têm sido dificultados por cortes de energia elétrica e de telecomunicações. Diversas comunidades do interior do estado encontram-se isoladas por alagamentos e ocorrências nas estradas. Até a noite desta sexta-feira (3), ao menos 128 trechos de 68 rodovias estavam total ou parcialmente bloqueados, incluindo estradas e pontes.
Foto: Redes sociais