O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos (Psol), inaugurou em São Cristóvão, neste domingo (18), o projeto “Cozinha Solidária”, desenvolvido pelo MTST e que visa entregar refeições gratuitas às famílias carentes daquele município. O projeto é bancado por doações de pessoas físicas via o site de vaquinha virtual apoia.se/cozinhasolidaria) e conta com o apoio de diferentes organizações parceiras em cada cidade.
A Cozinha foi batizada de Danielle Bispo, moradora de São Cristóvão e líder comunitária que foi vítima de feminicídio em 2013. Além de um espaço de solidariedade, a Cozinha Solidária de Sergipe também é um convite permanente à reflexão e ação contra a violência de gênero.
Cozinha Solidária
A Cozinha Solidária está instalada na Rua Jardim, número 58, Centro Histórico de São Cristóvão. De acordo com a assessoria de Boulos, o projeto vai distribuir refeições todos os dias no horário do almoço. Além de Sergipe, há dessas cozinhas em São Paulo, Rio de Janeiro, Roraima, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal. De acordo com a nota, o movimento pretende construir 26 Cozinhas Solidárias, com capacidade para distribuir 32 mil refeições por mês.