Com calor intenso registrado nesta primavera, a população tem buscado opções para se refrescar. Entre elas, uma das preferidas é reunir amigos na mesa de bares ou restaurantes e pedir uma bebida bem gelada. Os impactos gerados pelo aumento das temperaturas são percebidos especialmente no segmento de bebidas, com destaque para a cerveja.
Estimativas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostram que esse comportamento não apenas proporciona alívio aos consumidores, como também impulsiona significativamente o faturamento nos estabelecimentos, que deve crescer em até 15% nos dias de maior calor.
“Durante o calor, é natural que as pessoas busquem consumir bebidas mais refrescantes, como cervejas, drinks e sucos gelados. Com isso, a expectativa é de que a procura gere um crescimento de até 40% no faturamento com bebidas, contribuindo no resultado dos bares e restaurantes”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
“O fato das pessoas procurarem frescor nos bares e restaurantes é muito positivo para o setor, que segue tentando se recuperar em meio a um cenário de dificuldades, com quase dois terços dos estabelecimentos operando sem lucro”, pontuou Paulo Solmucci.
Os resultados da última pesquisa realizada pela Abrasel, em outubro deste ano, mostraram que 24% das empresas do setor operam em prejuízo, enquanto 40% estão em equilibro e apenas 35% possuem lucro. Entre os principais fatores, destacam-se as quedas nas vendas (75%) e as dívidas com empréstimos bancários (46%).
Fonte: Abrasel (Foto: Agência Brasil)