Os vereadores votaram, nesta terça-feira (26), favorráveis ao aumento do número de vereadores em Aracaju, passando dos atuais 24 para 26. Foram 19 votos favoráveis, já que dois vereadores estavam ausentes da sessão e dois estão licenciados.
O projeto aprovado (n°2/2023) trata-se de uma emenda com alteração da redação do 1º parágrafo do artigo 80 da Lei Orgânica do Município de Aracaju. Após a aprovação, a propositura foi promulgada pela Mesa Diretora e passará a valer a partir das eleições de 2024.
Segundo o vereador e presidente em exercício da Câmara Municipal, Fabiano Oliveira (PP), “teremos mais dois representantes para Aracaju, que está em constante crescimento e o Parlamento não pode encolher. O mais importante que destaco é que não haverá aumento do orçamento do Legislativo. O presidente da nova legislatura terá que trabalhar com o mesmo orçamento que a Câmara recebe mensalmente”, apontou.
Justificativa para a mudança
O projeto, que votado com urgência em segunda discussão, baseia o aumento do número de vereadores nos números recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2022). Os dados do IBGE mostram que Aracaju tinha 602.757 habitantes. Com esse resultado, é o município do estado com maior população, tendo registrado um crescimento de 5,98%, significando mais 31.500 pessoas vivendo na capital sergipana. Vale ressaltar que a coleta de dados do IBGE adotou a data de 31 de julho de 2022 como referência.
Fonte e foto: Câmara de Aracaju