A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) vai realizar, na próxima quinta-feira (20), uma sessão especial para registrar a passagem dos 49 Anos da “Operação Cajueiro”. Autora da proposta para realizar a sessão plenária, a vereadora Sonia Meire (Psol) convida toda a sociedade aracajuana para participar presencialmente ou acompanhar pela TV Câmara este momento de debate sobre um período sombrio da história brasileira, pois nem essa época nem as milhares de pessoas que lutaram durante a ditadura militar podem ser esquecidas.
A sessão especial contará com a presença de Marcélio Bonfim, militante histórico e ex-preso político da Ditadura Militar, da professora Andreia Depieri, do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe e integrante da Comissão da Verdade, além de outros palestrantes que contribuirão para o debate.
A “Operação Cajueiro” ocorreu no carnaval de 1976 e foi a maior ação repressiva durante a Ditadura Militar em Sergipe, com o objetivo de desarticular a reorganização do Partido Comunista Brasileiro em todo o território nacional. Marcada pela repressão brutal e pela tortura de militantes políticos presos nos porões do 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju, a ação deteve, de forma arbitrária, 25 sergipanos, dos quais 18 foram processados, juntamente com um deputado estadual, que não foi preso.