Cuscuz é o prato preferido na quarentena
12 de junho de 2020
Abortada tentativa de ditadura nas universidades
12 de junho de 2020
Exibir tudo

Canindé na pauta do TJ

Por Adiberto de Souza *

A gestão do prefeito Ednaldo da Farmácia (Progressistas) corre o risco de acabar este mês. É que o pedido de intervenção estadual no município de Canindé do São Francisco será julgado pelo Tribunal de Justiça na sessão plenária da próxima quarta-feira. Na ação em pauta, o Ministério Público alega ser necessário afastar o prefeito por 180 dias para sanar transtornos de ordem fiscal, contábil, administrativa, funcional e operacional na administração. A sessão do TJ que votará a intervenção terá uma grande coincidência: os desembargadores Luiz Mendonça e Diógenes Barreto eram, respectivamente, promotor e juiz de Canindé em 2001, quando a Justiça decretou intervenção naquele município, afastando a então prefeita Rosa Feitosa. Em 1995, o Judiciário já havia intervido na prefeitura canindeense, afastando a gestora Hortência Carvalho. Ambas renunciaram durante o processo. Caso sofra intervenção e não repita as duas ex-prefeitas, Ednaldo reassumirá a tempo de entregar a administração ao futuro prefeito de Canindé. Misericórdia!

Briga de foice

A prisão do vereador capelense Adaltro Sukita atiçou a briga entre os ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PSD) e Manoel Sukita. Após ter sido acusado de contribuir para a prisão do parlamentar, o pessedista partiu para o ataque: “Sukita fez escola. Depois dele, agora foi a vez de o irmão ir para a cadeia”. Ezequiel ainda chamou o adversário de o rei da ostentação: “Tudo o que ele toca até reluz, mas cheira mal porque é podre por dentro”. Cruzes!

Dois patrimônios

Nesta época de pandemia da Covid-19 a Assembleia aprovou dois projetos importantes para reforçar a autoestima dos sergipanos. Trata-se do reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe do Festival da Mandioca, em Lagarto, e  da cachoeira de Macambira. Os deputados Ibrain Monteiro (PSC) e Maria Mendonça (PSDB), autores dos projetos, garantem que o festival e a cachoeira contribuem para a divulgação do estado, além de estimularem a economia sergipana. É vero!

Críticas incomodam

Ex-secretário estadual da Saúde, o pré-candidato a prefeito de Propriá, Valberto Oliveira (MDB), anda injuriado com as críticas que tem lhe feito o vereador Júnior do Povoado São Miguel (PL). Em resposta aos ataques, o emedebista afirmou que “estes borra-botas estão preocupados com a minha presença em Propriá”. Valberto disse ainda estranhar a aproximação de Júnior com o prefeito Iokanaan Santana (PSB), pois há bem pouco tempo os dois viviam se atacando. Marminino!

Defesa da quarentena

O baixo índice de isolamento social registrado em Sergipe está preocupando os deputados estaduais Iran Barbosa (PT) e Maísa Mitidieri (PSD). Eles garantem que ao desrespeitarem a quarentena, as pessoas contribuem com a propagação do coronavírus, dificultando as ações desenvolvidas pelo poder público. O petista sugere a quem não acredita na importância do isolamento social que veja os estudos sobre o risco de colapso da saúde produzidos pela Universidade Federal de Sergipe. Santo Cristo!

Pedido de urgência

Tramita na Câmara de Aracaju um pedido de urgência para a discussão e votação do projeto dispondo sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária da capital referente ao exercício de 2021. Autor do requerimento, o vereador Vinícius Porto (PDT) informou que antes da votação da propositura o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio, discutirá detalhes da matéria com os vereadores. Ah, bom!

Missa ameaçada

A 23ª Missa do Cangaço, agendada para o dia 28 de julho próximo, poderá não ocorrer por conta da pandemia da Covid-19. O cancelamento é quase certo, pois seria muito difícil evitar a aglomeração dos participantes. A Missa acontece todos os anos no Monumento Natural Grota do Angico (Mona), localizada na divisa de Poço Redondo e Canindé de São Francisco, sertão de Sergipe. Caso ocorra, o ato religioso registrará os 82 anos da morte de “Lampião”, executado em 28 de julho de 1938 na grota, ao lado de sua esposa, Maria Bonita, e de seu bando, durante uma emboscada policial. Vixe!

Primeiro caso

Pedra Mole, no agreste de Sergipe, registrou o seu primeiro caso de Covid-19. Trata-se de uma jovem senhora que testou positivo depois de sentir os sintomas da doença. Segundo o secretário da Saúde do município, Fábio Carvalho de Andrade, após a contaminação ter sido confirmada, a mulher infectada iniciou o isolamento social na casa da família, em Pedra Mole. Ela passa bem. Com o registro deste caso naquele município, o coronavírus está presente em todo território sergipano. Crendeuspai!

Fique em casa

E a vice-governadora Eliane Aquino (PT) afirma que o governo estadual tem se esforçado para suprir as necessidades na área da saúde, mas é preciso que a sociedade colabore. Segundo ela, manter o isolamento social é fundamental para impedir a propagação da Covid-19 em Sergipe. “Precisamos de todos vivos. Não queremos perder nem mais uma vida”, afirma a petista, apelando aos que podem para ficarem em suas casas. Certíssimo!

Sem fogos

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe informou que nenhum estabelecimento comercial recebeu atestado para vender fogos de artifício. Segundo o comando da corporação, o processo para emissão de atestado não aconteceu em virtude desse tipo de comércio está proibido de funcionar durante a pandemia de coronavírus. Portanto, é bom a população ficar atenta, pois qualquer venda de fogos de artifício é ilegal e perigosa. Aff Maria!

Recorte de jornal

Publicado no Jornal do Aracaju, em 12 de março de 1874.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *