O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, fez palestra na abertura do 6º “Petrobras em Compliance”. O evento aconteceu na sede da petrolífera, no Rio de Janeiro, e contou também com palestra do presidente da estatal, Castello Branco. Por sua vez, Marcelo Zenkner, diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, apresentou os avanços e principais números da área em 2019.
Durante sua participação, o sergipano Carlos Ayres Britto lembrou que a Petrobras, como sociedade de economia mista, está submetida ao ambiente de governança das empresas privadas, mas também deve obedecer aos princípios da administração pública como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência: “Ao tomar conhecimento das medidas de compliance adotadas pela Petrobras, percebemos que ela está no caminho certo”, frisou.
O encontro foi uma oportunidade para apresentar avanços e os desafios da Petrobras no combate à fraude e à corrupção, além de proporcionar a troca de experiências com profissionais especialistas em compliance. Castell Branco aproveitou pra dizer que “a corrupção gera distorções nas alocações de recursos e concentra a renda de uma sociedade em um pequeno grupo de privilegiados”.
Foto: Petrobras