O engenheiro civil Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira, servidor da Codevasf, da qual foi superintendente regional por quase 10 anos, foi homenageado nesta quinta-feira, 12, em Petrolina (PE), pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, com a outorga da Medalha Toinho Pescador, um visionário que dedicou sua vida à causa do meio ambiente e da defesa do Velho Chico.
Naquela cidade pernambucana localizada à margem do rio São Francisco, mais precisamente no Petrolina Palace Hotel, realiza-se até esta sexta-feira, 13, a XLVIII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Com o tema central “Atual situação do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e os riscos para o CBHSF”, o evento reúne gestores, especialistas e membros do comitê para discutir questões fundamentais relacionadas à gestão hídrica e ao futuro do Velho Chico.
Carlos Hermínio atua na região do Baixo São Francisco desde 1980, quando começou sua vida profissional na Divisão de Obras, situada em Penedo, Alagoas, mas atuando mais em terras sergipanas, na implantação das obras do Perímetro Irrigado de Betume, situado em Neópolis, Ilha das Flores e Pacatuba, em seguida desempenhando as atividades de Operação e Manutenção, para posteriormente, em Propriá, estruturar o grupo de engenharia, e em seguida assumir a Chefia do Distrito de Irrigação de Propriá, com a reponsabilidade de gerir mais de 6.000 hectares para 1.600 produtores dos perímetros irrigados de Cotinguiba/Pindoba e Propriá.
Em 1986, foi selecionado para ir a Montpellier, na França, para realizar um Mestrado na área do Desenvolvimento Rural, quando estudou a problemática da irrigação pública no Nordeste do Brasil, levando a sua experiência vivenciada no Betume para seu objeto de dissertação de mestrado. No seu retorno ao Brasil, foi convidado a assumir a Superintendência regional da Codevasf de Sergipe, em 1990, tendo permanecido por quase 10 anos, quando priorizou os estudos de todas as sub-bacias do Baixo São Francisco Sergipano, o que permitiu descortinar novos projetos, tais como o Jacaré/Curituba e o Canal de Xingó, lançado os estudos de pré-viabilidade na sua época, em 1998.
Ao sair da Superintendência da Codevasf, atuou na montagem do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, destacando-se pela proposição das câmaras consultivas regionais, e na composição mais harmônica dos membros entre os estados pertencentes ao Rio São Francisco. Sua atuação lhe rendeu a condição de primeiro membro Titular do Comitê da Bacia, em 2001, na categoria poder público federal, como representante da Codevasf, ficando no Ministério da Integração Nacional, como suplente. Em 2022, buscou aprofundar a questão de comitês de Bacias e Agências de Águas num Doutorado em Geografia, por sua inciativa, na UFS, tendo conseguido aprovar uma bolsa de estudos sanduiche da Capes em Toulouse, na França, onde levou a gestão da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco como tema principal de sua tese.
Em 2019, fez um intercambio técnico cientifico na França, quando percorreu as principais bacias hidrográficas de rios franceses, para coletar documentação visando escrever seu livro “Luzes do Farol do Cordouan para o Rio São Francisco”, que traz um relato das ações no Rio São Francisco, desde a Comissão do Vale e a Suvale, e traz o plano de adaptação às mudanças climáticas da Bacia do Adour Garonne e o Plano do desenvolvimento do Estuário da Gironda, como contribuições para serem usadas na Bacia hidrográfica do rio São Francisco. Tais tópicos serão devidamente atualizados, pois Carlos Hermínio, no mês de outubro passado, foi a Bordeaux, na França, participar da Assembleia geral mundial da água, conseguindo os documentos necessários, além de conseguir trazer a próxima Assembleia para o Brasil, daqui a 3 anos, com a participação decisiva de membros de comitês de bacias do PCJ e Paraíba do Sul.
Os seus mais de 44 anos de serviços prestados ao Velho Chico foi reconhecido pelos colegas da Codevasf, que o motivaram a participar do processo eletivo para representá-los no Conselho de Administração da Codevasf, estando já no segundo mandato.
“Essa premiação só foi possível auferir graças ao compartilhamento das ações e dos resultados com meus colegas de Codevasf, que sempre se somaram conosco nas diversas missões que enfrentamos, sempre com muito suor, trabalho, compromisso e comprometimento”, reconhece Carlos Hermínio.
9 Comments
Parabéns meu grande amigo pelo trabalho e preocupação direcionados ao desenvolvimento do nordeste brasileiro .
Orgulhoso de ter um amigo e pertencente a minha família com tantas homenagens recebida e sendo reconhecido pelo trabalho realizado já que no serviço público raramente o trabalho é reconhecido.
Parabéns Carlos Herminio, pela dedicação e inteligência comprovada no trabalho.
Parabéns meu amigo, vc é um grande estudioso, seu amor pelo São Franciso é tão grande q faz Eline ficar com ciúme. Kķk
Parabéns caro amigo e colega codevasfiano. Sua biografia é exemplo de dedicação e honestidade de proposito. Temos orgulho de vc. Grande abraço e parabéns.
Félicitations mon ami, tu est vraiment compétant, je suis fier de toi.
Meu caro amigo e ex-colega da Codevasf, Carlos Herrmínio, tenho acompanhado a sua carreira profissional, exitosa, toda ela dedicada ao desenvolvimento do Vale do São Francisco, sobretudo no estado de Sergipe, no Baixo São Francisco. Fico feliz em vê-lo recebendo o reconhecimento pela excelente contribuição ao V.S.F. Parabéns.
Parabenizamos estimado primo e amigo pelas homenagens recebidas.
Você fez por merecer, pelos grandiosos trabalhos desenvolvidos a nível nacional e internacional.
Um grande abraço
Parabéns ao colega e amigo Carlos Hermínio, exemplo de profissional que dedicou sua vida na Codevasf às causas do Rio São Francisco e de sua populacao. Um forte abraco!!!
Meus parabéns e um forte abraço saudoso do Brandão!