Por John Santana, da equipe do JC
Entre os dias 1º e 27 de dezembro deste ano, Sergipe registrou 18.557 novos casos de Covid-19. O número de mortes registradas neste período foi de 142. As informações têm base no detalhamento do portal “Todos Contra o Coronavírus”, plataforma oficial do Governo do Estado na divulgação de dados sobre a pandemia em solo sergipano.
O levantamento, feito pela equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE, aponta que, em comparação a novembro, quando foram identificadas 5.786 novas infecções e 97 mortes, o último mês de 2020 concentrou um aumento de 220% de novas contaminações e 46% no número total de óbitos.
Outro ponto que chama a atenção envolve os testes realizados. Em novembro, foram 17.856. Ou seja, de todos os testes feitos naquele período, 32,4% deram positivo. Já neste mês, até o período analisado, foram 34.041 exames coletados e informados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o que indica um total de 54,5% novas confirmações para a Covid-19. Isso significa que, dentro da projeção percentual, o crescimento foi de 68,2% nos dois meses estudados.
Número de teste cresce 90,6%
Vale ressaltar que, entre os dois meses analisados, houve um crescimento de 90,6% no número de testes feitos. Isso significa que o grande número de novos casos confirmados tem, portanto, relação direta com o aumento da quantidade de testes realizados neste período. Ainda dentro da análise feita pelo JC, em dezembro foram 15.484 testes negativados. Enquanto no mês anterior o número de resultados nulos foi de 12.070. Ou seja: também houve um aumento no total de pessoas que, embora tenham feito teste, não estavam contaminadas – sendo identificado, assim, um crescimento de 28,2% neste sentido.
O JC também apurou que, em dezembro, 3.139 novas pessoas entraram em isolamento domiciliar, em virtude da testagem positiva ou suspeita. Número bem acima do que foi registrado no anterior, que computou 902 pessoas – o que indica um crescimento de 248%.
Os dados seguem a mesma linha crescente quando são analisadas as internações hospitalares. Para se ter ideia da real situação, no mês de novembro foram informados 50 novos internamentos – incluindo UTIs e enfermarias das redes públicas e privadas do Estado. Já em dezembro, 86 novas pessoas foram internadas em Sergipe – o que indica o crescimento de 72% no número de pacientes.
Texto publicado originalmente no Jornal da Cidade, edição de 29/12/2020.