Sergipe está entre os estados com tendência de aumento dos casos de dengue. Segundo o Ministério da Saúde, a doença também se apresenta com risco de elevação em Alagoas, Bahia, Maranhão e Pernambuco. A orientação do Ministério é para que os profissionais de saúde e as famílias fiquem atentos aos sinais de alerta de contaminação como febre, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.
Em casos de sinais ou sintomas, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. Também é importante não tomar medicamentos sem orientação médica, porque alguns podem piorar o quadro de dengue. O mosquito ainda está aí, ainda temos um período de chuvas. As chuvas estão muito diferentes em vários estados e isso também facilita muito o mosquito. Então, temos a conjunção do calor extremo e das chuvas que vão facilitando a reprodução do mosquito”, explica a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel,.
Em casos de sinais ou sintomas, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. Também é importante não tomar medicamentos sem orientação médica, porque alguns podem piorar o quadro de dengue. “As mortes por dengue são evitáveis. Temos trabalhado em apoio aos estados e municípios, que fazem o diagnóstico e o tratamento, para que possamos reduzir juntos os casos de óbito”, ressaltou Ethel.
Fonte e foto: Agência Brasil