O Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),começou com a pesquisa sobre a infraestrutura urbana. A primeira coleta deverá seguir até o dia 12 de julho. Em Aracaju, este trabalho dos recenseadores conta com o apoio da Prefeitura, que entende ser o levantamento de grande importância para a criação de políticas públicas
Portanto, até o próximo mês os recenseadores estarão pelas ruas dos bairros das cidades para coletar informações sobre a capacidade e pavimentação das vias; bueiros e bocas de lobo; iluminação pública; pontos de ônibus e de van; existência de calçada; rampa para cadeirante; arborização; além de três novos quesitos que não foram investigados nem no Censo 2010, nem na Pnad, que são sobre ponto de van, via sinalizada para bicicleta e obstáculos na calçada.
Essa pesquisa será realizada por observação, sem entrevistas aos moradores. Ou seja, a população perceberá a presença dos recenseadores pelas ruas, mas não serão questionados. Conforme o IBGE, essa é a primeira vez que a Pesquisa do Entorno abrange todos os aglomerados subnormais localizados nas áreas urbanas, independentemente de terem arruamento regular ou não. Uma nova metodologia será utilizada pelos pesquisadores, para fazer a identificação do percurso em áreas labirínticas e sem sinal de GPS.
A Prefeitura entende a importância do Censo Demográfico 2022, pois apresentará dados específicos que servirão de subsídio para uma série de políticas públicas, envolvendo saneamento básico, mobilidade urbana, inclusão social, segurança pública e meio ambiente, entre outros temas.