Veja as melhores promoções dos supermercados sem sair de casa
24 de setembro de 2022
Quem acredita em pesquisa?
24 de setembro de 2022
Exibir tudo

Cervejarias estudam a manipueira de Lagarto

O objetivo é obter uma cerveja única, com aromas e sabores próprios

Técnicos da cervejaria sergipana Uça vão ao município de Lagarto para a seleção e coleta de amostras da manipueira, um líquido extraído na prensagem da mandioca durante a produção de farinhas e tapioca e utilizado na culinária do Norte e Nordeste. Uma produção coletiva e simultânea de 33 cervejarias artesanais brasileiras em 10 estados e a sergipana Uça investirá justamente na matéria prima de Lagarto.

Segundo a Secretaria da Agricultura de Lagarto, o objetivo a colheita a ser feita pelos técnicos da Uça é muito especial, pois o produto originado da lavoura lagartense será enviado para avaliação das cervejarias do Sul do país, a Zalaz e a Cozalinda, que estão realizando o “Projeto Manipueira”. O nome significa “o que brota da mandioca”, na língua Tupi. A partir de uma receita comum, os cervejeiros adicionarão leveduras tipicamente brasileiras, extraídas da manipueira.

Entenda o processo

A ideia é que os micro-organismos de cada localidade sejam protagonistas no produto final, que ficará pronto dentro de 12 meses – depois da fermentação e de um período de maturação em barris de madeira na temperatura ambiente de cada local.

Cada cervejaria buscou fontes de manipueira em sua cidade ou região e realizou uma primeira fermentação do líquido para gerar a quantidade necessária de micro-organismos que serão usados na a cerveja. A expectativa é obter uma cerveja única, que só pode ser produzida em cada uma das cidades do projeto, com aromas e sabores próprios, já que o processo de fermentação também é responsável por conferir essas características.

Fonte e foto: PML

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *