Só bebo Coca Cola com Run Montilla
18 de maio de 2024
Confiança e Sergipe perdem mais uma partida
19 de maio de 2024
Exibir tudo

Cinco barragens públicas de Sergipe estão cheias

As fortes chuvas encheram as grandes barragens mantidas pelo governo de Sergipe

Este mês de maio iniciou com muitas chuvas e com saldo positivo para a irrigação em Sergipe. Cinco barragens mantidas pelo governo do estado atingiram a capacidade máxima e verteram água. Esse resultado faz com que o agricultor irrigante se encha de expectativa de um verão melhor, com água em quantidade necessária para produzir na estação em que as chuvas cessam e o sol ajuda no crescimento dos cultivos.

Lago da barragem do Jacarecica I atingiu sua capacidade máxima

Essa produção da irrigação pública, que em 2023 alcançou 110 mil toneladas de hortaliças, frutas e grãos, e mais 2,3 milhões de litros de leite, é escoada para todo Sergipe e fora dele, contribuindo com a segurança alimentar da população. A produção beneficia principalmente as famílias que trabalham a terra, para a geração de renda, nos perímetros irrigados administrados pela Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri).

A Coderse mantém seis perímetros irrigados. Cinco deles possuem barragens próprias e que estão cheias: Jabiberi, em Tobias Barreto; Jacarecica I, em Itabaiana; Jacarecica II, entre os municípios de Areia Branca, Malhador e Riachuelo; Piauí, em Lagarto; e Poção da Ribeira, com uma parte da área irrigada em Itabaiana e outra em Areia Branca.

Isaías Costa Passos é irrigante no perímetro Jacarecica I. Para ele, a barragem cheia significa que o ano vai ser muito produtivo. “É um sinal de que o próximo verão vai ser garantido. Está garantida a água, que é o que a gente precisa, então está garantido tudo, praticamente. A gente já se programou agora no inverno, para no período de verão engrenar, porque a água já tem”, pontuou.

Fonte e foto: Secom G/S

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *