Diferentemente dos carrinhos de venda de comida expostos na rua, muitas vezes representando comidas de baixo custo e qualidade, os food trucks trazem para esse mercado itinerante as chamadas comidas gourmets, de alta qualidade e sabor para se agregar a um mercado muitas vezes em desuso nas capitais.
Para isso, é preciso ficar atento à legislação vigente da cidade em que você quer instalar seu negócio. Nem todas as cidades têm legislação específica para a atividade.
Os food trucks são carros adaptados para comportar a atividade de cozinha dentro do automóvel tendo, portanto, uma legislação do Detran específica para aprovação de veículos modificados. Nas cidades onde já foi aprovada lei sobre o exercício da atividade, exige-se passar por processo de licitação para obter licença prévia.
Somente são permitidas as atividades elencadas na legislação, nas quais se enquadram os veículos automotores de no máximo uma tonelada. Além disso, é proibido o comércio em trailer ou reboque na rua. Pelas propostas já aprovadas em várias cidades, o limite é de 6,30 metros de altura por 2,20 metros de largura, e peso entre 1 mil kg a 3,5 mil kg.
Para quem quer investir na atividade com segurança, confira as dicas:
A pesquisa de mercado é indispensável para começar qualquer tipo de negócio. Além disso, é importante conversar com empreendedores do ramo para buscar informações e sanar dúvidas, pois trabalhar na rua não é uma tarefa fácil. Desmistifique os mitos antes de investir no negócio.
Lembre-se de que seu veículo não servirá somente como meio de locomoção, mas também prioritariamente será o local da montagem dos pratos ou lanches. Recomenda-se avaliar antes se tudo está de acordo com a maneira como você trabalha e com o produto que você deseja oferecer.
O mais interessante do food truck é que seus clientes estarão acompanhando de perto como você manuseia os alimentos. Por isso, os cuidados com higiene e conservação dos produtos são indispensáveis e fazem toda a diferença na experiência de compra do consumidor final. É importante também verificar quais são as documentações essenciais para capacitar os seus funcionários. Tenha um lugar de apoio e com condições de higiene exigidas para armazenar o estoque e para realizar a pré-produção do alimento, seguindo sempre a legislação.
Trabalhar na rua não é fácil, além de lidar com os clientes é preciso ficar de olho nos contratempos da meteorologia. Além disso, outros fatores influenciam, como o trânsito para se deslocar até o ponto de venda e o grande esforço físico do empreendedor.
Eventos e feiras gastronômicas podem ser boas oportunidades para quem está começando a divulgar seu produto. Além disso, há uma crescente demanda de comércios que desejam promover eventos em parceria com food trucks em estacionamentos privados, o que pode te ajudar no início a divulgar seu produto.
Fonte: Revista PEGN (Crédito beefpoint.com.br)