Para onde Emília Correa levará os aracajuanos?
9 de novembro de 2024
Cuidado com a Black Fraude
10 de novembro de 2024
Exibir tudo

Clube de Corrida está com inscrições abertas em Aracaju

Para se inscrever e participar do clube é necessário passar por um teste de aptidão física

A população de Aracaju já contava com o Programa Academia da Cidade (PAC) para o acompanhamento adequado da prática de exercícios físicos e o monitoramento dos indicadores de saúde. Aos poucos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também inseriu no programa um clube de corrida, tamanha a popularização da modalidade e de eventos esportivos em todo o país. As inscrições seguem abertas permanentemente no pólo do Bairro Industrial, nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, das 14h30 às 15h30.

Há cerca de um ano de existência, o clube de corrida foi criado com a finalidade de incentivar mulheres e homens de todas as idades, sobretudo idosos, a saírem do sedentarismo e dedicarem um tempo para cuidar da saúde, além de frequentarem um espaço de socialização e lazer em grupo. Os treinos do clube acontecem três vezes por semana, nos mesmos dias e horários reservados para as inscrições.

Como se inscrever no Clube

Para se inscrever e participar do clube é necessário levar documentação e passar por um teste de aptidão física, como explica o instrutor do clube, Jailson Silva.

“A pessoa que estiver interessada em entrar para o clube de corrida deve vir ao pólo com a identidade, CPF, comprovante de residência e o prontuário eletrônico que pode buscar na Unidade de Saúde da Família. Não tem idade para participar, basta demonstrar interesse. Ao entrar para o clube, o aluno passará por um teste de corrida para a gente verificar a frequência cardíaca e criar uma planilha de treinos personalizada para ele. Desta forma, a gente consegue observar que os alunos passam por uma transformação, pois emagrecem, respiram melhor e melhoram o condicionamento físico”, destaca Jailson.

Maria Francira, aposentada de 67 anos, é um exemplo de que é fundamental aprender algo novo, por isso entrou para o clube e já consegue participar de competições de 5 km.

“Sou das antigas da Academia da Cidade. Estou aqui desde quando começou. Assim que abriu o clube, eu entrei, mesmo algumas pessoas dizendo que eu não aguentava porque tenho problema no joelho. Pensava sempre que se eu não cair, eu vou, sim, e estou até hoje. Eu corro pouco, mas chego. Para quem não fazia nada, estou aqui hoje. Participo até das corridas de rua porque me sinto muito bem, alegre e animada. Sempre digo que aqui a gente não perde nada, só ganha”, conta com alegria Maria Francira.

Aos 71 anos, a aposentada Leda Maria do Nascimento, é outra corredora que se juntou aos demais colegas para a prática da modalidade. Além de participar dos treinos e atividades da Academia da Cidade, a corrida também foi incorporada ao seu dia a dia.

“Como o clube existe há um ano, a minha velocidade já melhorou. Antigamente, a velocidade era menor, mas, agora, estou me superando porque também aprendo sobre postura, respiração, e tudo isso ajuda. Tenho participado de algumas corridas, ao todo já foram seis e, no próximo domingo, vou correr na do Zé do Bairro. Eu amo a corrida”, conclui Leda.

Fonte e foto: Secom/PMA

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *