Os clubes sociais, esportivos e similares estão autorizados a funcionar, desde que seguindo os protocolos estabelecidos pelo governo de Sergipe. Na segunda-feira (15), já haviam sido liberados os órgãos da administração pública não essenciais, aulas presenciais de cursos livres com 50 % da capacidade e atividades na modalidade drive-in. As academias e restaurantes, templos e atividades religiosas, shoppings, galerias e centros comerciais, assim como empresas de call centers, ainda tiveram seu quantitativo de público ampliado de 50% para 70%.
“Estamos fazendo a nossa parte, tentando colaborar, ajudar, para que a gente retorne à normalidade. E por conta disso, estamos acompanhando os números, os gráficos, liberando e flexibilizando para que a vida volte à normalidade, mas sempre reforçando a necessidade da colaboração de todos”, disse o governador Belivaldo Chagas (PSD). Segundo ele, o estado tem feito uma retomada econômica gradual e segura.
Contágio reduzido
O governador ainda repercutiu a informação de que o estado registra a menor taxa de contágio pelo vírus no Brasil, de 0,69, de acordo o índice da Covid Analytics, calculado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). O número efetivo de reprodução (Rt) é uma métrica chave, que representa a taxa de infectividade do vírus, ou seja, para quantas pessoas, em média, um indivíduo infectado transmite a doença.
“Estamos ainda dentro daquela margem de segurança. O tal de Rt, que mostra o índice de contaminação, Sergipe estava em quase nível 5. Hoje estamos em 0,69. Tudo isso na margem de segurança, por isso que flexibilizamos. Não estamos ainda em risco de uma segunda onda. Mas o vírus está aí e ainda não foi embora. Enquanto não tivermos a vacina, não dá para se sentir seguro. Se a população sair de casa e não usar a máscara e não evitar a aglomeração, temos o risco de tudo voltar a acontecer e se tudo voltar em relação ao crescimento do vírus, obrigatoriamente, a gente vai ter que voltar a fechar e isso não será bom para ninguém”, frisou Chagas.
Protocolos
Dando continuidade à fase verde do Plano de Retomada da Economia de Sergipe, os clubes sociais, esportivos e similares poderão funcionar de terça a domingo, sem restrição de horário de funcionamento, sendo obrigatório o fechamento às segundas para processo de desinfecção e o cumprimento das especificações da Resolução do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais(CTCAE). O número de sócios dentro do estabelecimento deve ser de no máximo 50% de sua capacidade, não podendo exceder a quantidade de 1 sócio a cada 6 m².
As academias, bares e restaurantes presentes nesses espaços deverão observar os protocolos específicos dos respectivos setores. E deverão permanecer fechadas: áreas de recreação para crianças, espaços de convivência, atividades culturais e realização de eventos. Aulas de lutas, danças e demais atividades físicas que exijam contato físico estão proibidas. Os protocolos foram publicados no Diário Oficial do Estado por meio de portaria da Secretaria de Estado da Saúde.
Crédito: Blog Minha Terra é Sergipe