Carmo Energy ganha mais tempo extrair óleo em Sergipe
15 de setembro de 2024
Retrô derrota o Itabaiana e avança para a final da Série D
16 de setembro de 2024
Exibir tudo

Cometa do Século trará espetáculo para o céu de Sergipe

O cometa está atualmente ofuscado pela luz do Sol, mas sua visibilidade melhorará no final

Sergipe e os demais estados do Nordeste terá um espetáculo nos céus a partir do dia 22 de setembro. Os moradores da região terão a oportunidade de observar a passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas), que ganhou o apelido de Cometa do Século. Este fenômeno poderá apresentar a maior luminosidade vista desde o cometa Hale-Bopp, que encantou o mundo em 1997.

Descoberto no início de 2023 pelo Observatório Astronômico Zijinshan, também conhecido como Observatório da Montanha Púrpura, e pelo telescópio do Sistema de Alerta Último de Impacto Terrestre de Asteroide (Atlas) na África do Sul, o cometa C/2023 A3 é um fenômeno formado por poeira, pedras, gelo e gases. Sua trajetória e potencial luminosidade o tornaram um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano.

De acordo com o astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, o cometa está atualmente ofuscado pela luz do Sol, mas sua visibilidade melhorará no final de setembro. “A partir da última semana de setembro, o cometa poderá ser visto ao amanhecer, mas ficará novamente muito próximo do Sol entre os dias 7 e 11 de outubro”, frisa. Após este período, ele voltará a se afastar e poderá ser observado logo após o pôr do sol”, explica Monteiro.

Condições para a Observação

Monteiro destaca que, embora seja difícil prever a intensidade exata do brilho do cometa, há chances de que ele possa ser visto a olho nu. No entanto, ele alerta que “a intensidade do brilho desses objetos é imprevisível. Portanto, pode ser necessário o uso de binóculos ou telescópios para uma melhor observação”, diz.

Para aqueles que desejam acompanhar o evento, existem horários para melhor observar o cometa. São eles: antes do amanhecer no final de setembro e logo após o pôr do sol. O cometa transitará pelas constelações de Virgem em setembro e Serpente e Ofiúco em outubro. Monteiro orienta que os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na direção do pôr do sol.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *