Assim como o escocês tem o scotch whisky, o francês o champagne e o mexicano tem o Tequila, a primeira condição para a bebida ser chamada de cachaça é ter sido produzida no Brasil. A cachaça é nossa e parte importante da nossa gastronomia e história. Toda cachaça deve ter teor alcoólico entre 38% e 48%. É importante destacar que caso não se enquadre nessa definição a bebida não pode ser comercializada como cachaça e receberá a denominação de aguardente de cana.
Segundo o Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), a produção é em torno de 1,3 bilhão de litros por ano, sendo que cerca de 75% desse total é proveniente da fabricação industrial e 25%, da forma artesanal. A mais clássica das maneiras de se consumir a Cachaça é totalmente pura, em copinho de shot (dose) ou em uma taça, seja branca ou envelhecida. Outra forma, também tradicional e que deu vida ao provavelmente mais famoso drink brasileiro, é caipirinha – um coquetel feito com cachaça, limão, açúcar e gelo.
Selecionamos 5 cachaças premium para quem quer degustar essa bebida brasileira em sua melhor forma. Confira:
A Aguardente Anísio Santiago é produzida na Fazenda Havana em Salinas (MG) pela tradicional família Santiago – os produtores da mundialmente consagrada Cachaça Havana. É envelhecida por 8 anos em bálsamo. A aguardente Anísio Santiago é considerada uma das melhores cachaças do mundo, sua comercialização é muito reservada e sua produção é de aproximadamente 7.000 litros anuais. A Anísio Santiago, que já se chamou Havana e sua fabricação começou em 1943.
Inspirada em origens mineiras, desde o nome até a essência, o Espírito de Minas é produzido em uma fazenda colonial na pequena cidade de São Tiago. O processo de produção artesanal segue a risca a receita tradicional da cachaça mineira da mais alta qualidade, resgatando a tradição desde o plantio da cana, passando pela fermentação, com fermento tradicional de antigamente (fubá de milho), até a destilação em alambique de cobre. A Espírito de Minas foi pioneira em envelhecer cachaça em barricas de carvalho, madeira de origem europeia que envelhece os melhores destilados do mundo.
Reserva especial comemorativa aos 150 anos da Ypióca. Aguardente extra premium envelhecida 3 anos em tonel de bálsamo e 3 anos em tonel de carvalho, tornando-a complexa e refinada. Deve ser degustada pura para que se possa sentir todos os seus aromas e sabores.
Tradicionalíssima Cachaça Mineira Artesanal de Qualidade. Possuindo forte coloração amarelo ouro, Vale Verde Extra Premium revela de imediato, no copo, agradabilíssimo aroma de cana e carvalho existentes nos enormes galpões de envelhecimento da cachaça. Baunilha, caramelo e chocolate em profusão. Sabor suave, delicado, levemente adocicado, com bom equilíbrio do álcool e outros componentes do destilado e da madeira. Indicada para aqueles que buscam uma bebida suave e aveludada pelo carvalho de qualidade.
Possui um processo de produção artesanal que segue a tradição desde 1803, incluindo colheita manual da cana, fermentação natural e destilação feita em alambique de cobre aquecido por fogo direto. O resultado final é uma bebida surpreendente com aroma perfumado e sabor intenso.
Fonte e fotos: Metro Jornal