Site para restituir valor do DPVAT já pode ser acessado
15 de janeiro de 2020
Novo pontilhão da Anísio Azevedo já está funcionando
15 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Conselho dos Direitos da Mulher empossa diretoria na sexta

A solenidade de posse será realizada na sexta-feira, 17, às 9 horas

A Universidade Tiradentes é uma das onze entidades que ocuparão cadeira no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Sergipe (CEDM/SE). A assembleia que elegeu representantes de organizações da sociedade civil, instituições de ensino e entidades de classe, para o biênio 2020-2022, aconteceu na sexta-feira, 10, em Aracaju(SE).

Será a quarta vez consecutiva que a Unit irá cooperar nos processos, ações e elaboração de políticas públicas que dizem respeito às mulheres. A primeira atuação da instituição foi em dezembro de 2013, tendo sido representada pelas professoras Grasielle Borges Vieira de Carvalho (titular) e Acácia Lelis, como suplente até 2017. Em 2018 teve como suplente a professora Tatiana Socorro. Atualmente a instituição é representada pelas professoras Grasielle Borges Vieira de Carvalho e Samyle Regina Matos de Oliveira.

 “A Unit participa e contribui com as discussões e deliberações, desenvolvendo no meio universitário uma formação humanizada e crítica, pautada no respeito e na demonstração de compromisso com as relevantes demandas suscitadas nas reuniões do Conselho”, explicou a Prof. Msc Samyle Oliveira, coordenadora do curso de Direito campus Propriá.

Com experiência em projetos de pesquisas sobre o sistema penitenciário brasileiro, bem como nas áreas de políticas públicas e controles democráticos, política criminal e penitenciária e direitos humanos, Samyle Oliveira explica que a Unit acompanha e fortalece as ações e projetos voltados para as mulheres por meio do Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Violência CNPq/Unit.

“A Unit contribui no meio acadêmico com diversas frentes, como pesquisas científicas envolvendo a temática “mulher/ gênero”, trabalhos de extensão, articulações com entidades, cursos e capacitações, eventos, audiências públicas, dentre outras ações.  Nas reuniões do Conselho, a UNIT contribui com as discussões para elaboração de políticas públicas que visem à garantia dos direitos da mulher”, concluiu.

A solenidade de posse será realizada na sexta-feira, 17, às 9h, no auditório da Secretaria Estadual de Assistência, Inclusão e Trabalho (SEIT).

Biênio 2020-2022

As entidades habilitadas que farão parte do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Sergipe (CEDM/SE), por categoria, são Ong Ágatha, Associação Casamor, Federação Dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe – Fetase,  Instituto Brasileiro de Direito de Família – Ibdfam,  Movimento De Lésbicas De Sergipe – Mols,  Associação Brasileira de Psicologia Social – Abrapso e  Movimento de Mulheres Camponesas como representantes da sociedade civil organizada. Entre as entidades de classe foram eleitas Ordem Dos Advogados Do Brasil – OAB/SE, Conselho Regional de Psicologia – CRP/SE. Como representantes dos Núcleos e/ou Grupos de Estudos e Pesquisas de Gênero de Instituições de Ensino Superior integram o próximo biênio, Universidade Tiradentes, Universidade Federal de Sergipe.

CEDM

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, tem o objetivo de acompanhar e fortalecer ações e projetos voltados para as mulheres, com intuito de alcançar a igualdade de gênero, bem como ampliar e possibilitar a participação efetiva dos cidadãos nos processos de decisão, entendendo ser um dos instrumentos importantes de representatividade da sociedade. O CEDM no âmbito estadual pertence a Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho (SEIDH).

Fonte e foto: Ascom/UNIT

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *