A data oficial da Black Friday brasileira deste ano é 25 de novembro, mas as buscas por itens já estão em alta. Segundo pesquisa encomendada pelo Google à empresa de pesquisa Offerwise, seis em cada 10 consumidores que pretendem comprar na data já estão pesquisando sobre os itens.
A pesquisa foi realizada em outubro com 500 pessoas das classes A,B e C que declararam conhecer a Black Friday. Eletrônicos lideram a lista de intenções de compra com 86% das respostas, seguido de celulares (85%) e TVs (83%), além de computadores, tablets e periféricos (80%). A pesquisa perguntou aos consumidores quais produtos que eles planejam comprar em categorias populares, como eletrodomésticos e eletroportáteis.
No caso de eletrodomésticos, os destaques são fogão e cooktop, resposta de 44% dos entrevistados, seguidos por micro-ondas (40%) e geladeira (38%). Entre os eletroportáteis, a Airfryer é prentensão de compra de 56% dos entrevistados. Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo do Google Brasil, aponta que o estudo traz para as marcas a notícia que os consumidores já estão iniciando sua jornada de compra.
“A pesquisa mostra que até metade dos consumidores ainda não definiu nada sobre os itens que pretende adquirir, como marca, modelo ou onde comprar, abrindo uma grande oportunidade para que as empresas antecipem essa conversa”.
A Copa do Mundo, que acontece simultânea à Black Friday, também deverá mobilizar o consumidores. 26% dos entrevistados afirmaram que devem comprar alimentos, 25% vão comprar bebidas, 19% pretende comprar roupas e acessórios e 17% vão investir especificamente em moda esportiva. A maioria, no entanto, declarou que vai esperar a data para comprar produtos mais caros, principalmente eletrodomésticos.
Fonte: jornal A Tarde (foto: Assembleia do Espírito Santos)