Sergipe fecha parceria para receber voos charters
6 de outubro de 2021
Laércio e Gustinho tentaram blindar Paulo Guedes
7 de outubro de 2021
Exibir tudo

Gurgel é a favor de vacinar adolescentes contra Covid-19

Médico Ricardo Gurgel diz que não há conflito com o Ministério

O novo coordenador do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o médico sergipano Ricardo Gurgel, é a favor da vacinação de adolescentes contra Covid-19. Segundo ele, a posição não é motivo de conflito com o Ministério da Saúde. O pediatra foi nomeado para a chefia do PNI nesta quarta-feira (7), após ser entrevistado pelo ministro Marcelo Queiroga.

Em relação à vacinação contra Covid-19, Gurgel explica que terá participação no tema, mas que a imunização relacionada à doença não está sob sua coordenação direta e sim sob chefia da Secretaria Extraordinária de enfrentamento à Covid-19.

O Ministério da Saúde chegou a suspender a recomendação de vacinação de adolescentes sem evidências sólidas, mas voltou atrás após pressão da área científica e de gestores estaduais e municipais. Questionado sobre seu posicionamento a respeito do tema controverso no governo, Gurgel afirmou que não há conflitos.

— Eu faço parte do depatarmento de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria e nós soltamos uma nota recomendando a vacinação e isso já foi revertido. O ministério já recomenda que seja feito. Então, isso não é problema. Não tem nenhum conflito em relação a isso.

O novo chefe do programa chega em Brasília na próxima segunda para assumir uma das funções mais estratégicas do Ministério da Saúde. Ele diz que sua principal missão será aumentar a cobertura vacinal de doenças como sarampo, coqueluxe, tétano e difiteria.

— Todo mundo sabe que as coberturas vacinais baixas não são adequadas. O ministro sabe disso. Por conta das baixas coberturas, começou a ter sarampo novamente (no Brasil), há dez anos que não tinha. Teve sarampo na Venezuela e veio tudo para cá, porque as pessoas não estavam protegidas. Teve sarampo na Europa e aí teve casos no Brasil. A cobertura vacinal precisa ser recomposta. Acho que essa é a minha principal missão no PNI— afirma Gurgel.

Fonte: Jornal Extra

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *