Os supermercados estimam aumento da procura por carnes em 17% em relação ao ano passado, durante a Black Friday. A data, que é celebrada na última sexta-feira de novembro, coincide este ano com o período da Copa do Mundo, que começa no próximo dia 20 e vai até 18 de dezembro. O cálculo faz parte de um estudo elaborado pelo departamento de economia da Apas (Associação de Supermercados), com base em pesquisa realizada pela Shopper Experience.
Mais uma vez o churrasco deverá ser o destaque nas vendas, além dos alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza. Com isso, o consumo nos supermercados deve crescer 9% na Black Friday 2022 em relação ao ano passado. O levantamento mostra que, dos consumidores que vão aproveitar a data, 83% planejam comprar itens nos supermercados durante a Black Friday. Em 2021, 76% consumiram durante a promoção.
O valor médio a ser gasto nos supermercados durante a Black Friday 2022 está estimado em R$ 564,87. Ainda segundo a pesquisa, cinco em cada dez consumidores pretendem gastar mais nas promoções deste ano.
Entre os empresários, muito estão otimistas. Mais da metade, 56%, espera um crescimento real nas vendas durante a Black Friday. A data representa o segundo maior volume de comercialização para os supermercadistas, perdendo apenas para o movimento proporcionado pelas festas de final de ano. Para a Apas, o aumento do emprego e da renda devem se refletir no consumo.
Fonte: Portal R7