Com medo do coronavírus, o Tribunal de Contas de Sergipe suspendeu o Congresso “TCE 50 anos: O equilíbrio fiscal das contas públicas como indutor da efetividade da boa gestão”. Marcado para ocorrer de 25 a 27 deste mês, o evento fazia parte das comemorações do cinquentenário do TCE. A Universidade Federal de Sergipe também anunciou a suspensão de encontros, congressos e as calouradas previstas para o primeiro semestre.
A suspensão do Congresso programado pelo TCE foi anunciada pelo conselheiro-presidente Luiz Augusto Ribeiro, que acatou recomendação da Coordenadoria Médica da instituição. “Seguimos a orientação do nosso setor médico, que avaliou a situação com a devida prudência e bom-senso, uma vez que há uma perspectiva amplamente noticiada de que o novo coronavírus [Covid-19)] irá se propagar e aqui teríamos pessoas de todos os estados do Brasil”, explicou o presidente.
Assinada pelo coordenador do setor de saúde, médico José Aragão Figueiredo, a orientação considera a necessidade de se evitar a aglomeração de pessoas, uma vez que, até o momento, mais de 500 participantes já confirmaram inscrição. O TCE informou que tão logo a situação seja efetivamente controlada, o Congresso será remarcado e os interessados já inscritos terão a devida preferência.
Decisão da UFS
A UFF criou o seu Comitê de Prevenção e Redução de Riscos para O Covid-19. O papel deste comitê é promover uma série de ações na orientação de estudantes, professores e servidores da universidade, além de gerar condições de higiene com o uso de sabão e álcool em seus ambientes nos campi de São Cristóvão, Aracaju, Lagarto, Itabaiana, Laranjeiras e do Sertão.
A UFS também estuda a possibilidade de produzir álcool gel com participação de professores e alunos. Essa iniciativa é consequência do aumento de quase 300% do preço do álcool, conforme informações de fornecedores. Todas as decisões foram adotadas em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (12).
Com informações do blog Primeira Mão