Com a chegada do verão em Sergipe, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) intensifica as ações com o objetivo de prevenir afogamentos de banhistas nas praias e rios do estado. Com a crescente movimentação de turistas e moradores locais em busca de diversão nas águas sergipanas, a segurança se torna uma prioridade para evitar incidentes e garantir momentos de lazer seguros. Com isso, a operação especial do Corpo de Bombeiros na estação de maior presença de banhistas inicia em dezembro e segue até o Carnaval de 2024.
Do início de 2023 até o momento, já foram registrados 126 resgates feitos pelo Corpo de Bombeiros em Aracaju. Além disso, foram mais de 14 mil ações preventivas, envolvendo pessoas que foram retiradas de locais de risco. Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a prevenção feita pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros pode salvar até 95% dos incidentes aquáticos. É o que comenta o aspirante Dante Chagas, do Grupamento de Busca e Salvamento do CBMSE. “Mesmo que a pessoa saiba nadar e seja um nadador experiente, chegou na praia, viu a sinalização triangular vermelha, não entre na água. Procure um local uns 50 metros distante da bandeira triângulo vermelha para entrar no mar”, alertou.
Jovens afoitos
Ainda segundo o aspirante Dante Chagas, há uma tendência, principalmente entre os mais jovens, de 10 a 24 anos, de superestimar o nado. “É importante ressaltar que existe risco em todo ambiente aquático. Somente é sinalizado quando há um perigo, justamente para os nadadores experientes. Por isso, a atenção, principalmente aos pais, em relação às crianças, que devem estar sempre acompanhadas, sempre com a distância de um braço”, comentou.
Os turistas de Goiânia (GO) Maria da Silva Lira e o esposo Davi fazem questão de curtir as praias com responsabilidade e atenção às placas indicativas. Primeira vez frequentando as praias sergipanas, a turista goiana ficou encantada com as águas quentes e tranquilas de Aracaju. Segundo ela, o fato de não conhecer o local requer maior atenção e cuidado. “Cheguei ontem em Aracaju e já fiz questão de aproveitar logo a praia. Estou achando tudo ótimo, tudo muito limpo e aconchegante. Tudo bem sinalizado e seguro. Vou voltar outras vezes e recomendar para mais pessoas”, disse.
Verão Sergipe 2024
A movimentação deve ser bastante intensa no verão sergipano, principalmente em virtude da programação do Verão Sergipe 2024, anunciada pelo Governo do Estado. O projeto acontecerá durante os finais de semana dos meses de janeiro e fevereiro, nas quatro sedes [Itaporanga d’Ajuda, Pirambu, Pacatuba e Canindé de São Francisco] e também em Estância, na praia do Abaís, durante o Carnaval, com muita música e eventos esportivos. Desta forma, o trabalho de prevenção do Corpo de Bombeiros deverá ser intensificado e expandido também para o interior do estado. “Com a chegada do evento Verão Sergipe, do Governo do Estado, o Corpo de Bombeiros atuará nas Praias da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda; Abaís e Saco em Estância; Pacatuba, além de rios e praias oceânicas do estado”, informou.
Entre as principais recomendações do Corpo de Bombeiros que devem ser seguidas para garantir a segurança de frequentadores das praias do estado estão: o acompanhamento de crianças por adultos responsáveis durante toda a permanência na água; evitar nadar em áreas desconhecidas, com correntezas ou mar agitado; respeitar as sinalizações e orientações dos guarda-vidas; não consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar na água, além do uso de equipamentos adequados, como coletes salva-vidas, quando necessário.
Essas medidas têm como objetivo garantir que todos possam desfrutar do verão com segurança e tranquilidade, evitando incidentes trágicos e preservando a vida dos banhistas em Sergipe. O aspirante do Corpo de Bombeiros reforça que a segurança nos ambientes aquáticos é um dever de todos os cidadãos, ao tempo que destaca a atuação do Corpo de Bombeiro na prevenção. “A gente entende que com a chegada do verão há um aumento no número de eventos, festas de fim de ano, inclusive com o consumo de bebida alcoólica. Porém entrar no mar e bebida alcoólica não combinam”, concluiu.
Fonte e foto: G/S