Com a proximidade da Corrida Cidade de Aracaju 2020, que vai ser realizada no dia 21 deste mês no âmbito da programação desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju para celebrar o aniversário de 165 da capital sergipana, os atletas, amadores e profissionais, têm intensificado a preparação para a competição, que é coordenada pela Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp). A largada, simultânea para os três percursos, será na cidade histórica de São Cristóvão, às 16h.
Para os praticantes da modalidade, a corrida é uma paixão. “Estou bem ansiosa por mais uma edição nos 24km, pela energia das crianças e moradores torcendo por nós durante o percurso e pelas inúmeras histórias de superação dos amigos corredores”, declara Larissa Matos de Araujo, fisioterapeuta que, aos 40 anos, se prepara para sua quinta participação na Corrida Cidade de Aracaju.
Corredora há 5 anos, Larissa já fez duas provas de 5km, uma de 10km, uma de 24km e agora se prepara para enfrentar mais uma disputa no percurso completo da prova. “Foi na corrida que encontrei a melhor terapia da minha vida. Depois da primeira prova oficial percebi que já estava totalmente viciada”, diz a atleta.
E ela não é a única. O funcionário público Sidney Santos Teles, 38, é outro que se declara apaixonado pela corrida e ansioso para o dia da competição. ”Expectativa de uma grande festa, uma grande confraternização. Sentir aquele frio na barriga na largada, ver as pessoas durante o percurso dando aquele apoio e sentir a alegria e a emoção da chegada. A verdadeira corrida de rua da nossa cidade”, constata Sidney.
O treino
E por falar em treinar, atletas que buscam evoluir no esporte entendem a importância da frequência e do acompanhamento profissional. “O princípio da continuidade faz muito sentido em todas as distâncias. Não adianta treinar um dia 3km e só depois de 15 dias treinar mais 3km. Não haverá ganho de condicionamento assim”, alerta a professora Lívia Pires, que comanda o club de corrida Lívia Team.
Lívia.