Como parte das comemorações pelos 170 anos da mudança da capital de Sergipe para Aracaju, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) vai promover, nessa quinta-feira (27) o Cortejo dos Ojas. Trata-se de uma manifestação cultural e religiosa que reforça a ancestralidade e a identidade afro-brasileira na cidade. Os participantes deste evento sairão, às 19 horas, da Colina do Santo Antônio e seguirão até a Praça do Minigolfe, em um percurso carregado de simbolismo e devoção. A celebração contará com a participação da Banda Afoxé Di Preto.
A Secretaria Municipal de Comunicação informou que a Prefeitura cumpre a legislação, garantindo a participação das tradições afro-religiosas nas celebrações de aniversário da capital, reafirmando o compromisso com a diversidade cultural e o respeito às manifestações de fé. “Fico feliz por fazer parte desse momento histórico. É muito importante para nós sermos inseridos nas programações do aniversário da cidade”, frisou Maria Elisângela Santos, presidente do Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial.
Na próxima sexta-feira (28), as celebrações pelos 170 anos de Aracaju continum com o Circuito Afro. Estão agendadas as apresentações de Mestre Saci e Descidão dos Quilombolas, representando Sergipe, e Lia de Itamaracá, de Pernambuco, levando ao público a força dos ritmos, das tradições e da resistência cultural. O evento será realizado na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, a partir das 18 horas.
Fonte e foto: Secom/PMA